Blink: a Decisão Num Piscar de Olhos – Malcolm Gladwell



Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Rocco
Compre no Submarino

Blink"Blink" é um baita livro! Não deixa nada a dever para o livro "O Ponto de Desequilíbrio" - outra obra do autor – só que é ainda mais interessante de ler. O desenvolvimento do livro é mais rápido, os exemplos são quase tão chocantes quanto em " O Ponto", é difícil querer para de ler este livro. Só não entendo porque este cara ainda é jornalista, quase tudo que ele exemplifica vem da psicologia. O trabalho de pesquisa que Gladwell fez para escrever estes livros é invejável.

O entendimento de Gladwell sobre os fenômenos psicológicos é muito claro. Melhor ainda é a forma como ele interliga estes fenômenos a diversos acontecimentos e depois organiza tudo de forma lógica e estruturada. Não é à toa que seus livros são tão cometados, o cara faz por merecer.

Blink é um livro sobre a intuição, sobre os processos inconscientes que executamos a todo momento e que influenciam nossos julgamentos sem nem percebermos. Gladwell introduz conceitos como o de “fatiar fino”, em que em segundos é possível julgar com a mesma precisão de uma análise criteriosa. Ele usa exemplos como escolher um livro numa livraria, gostar ou não de uma pessoa, manter um casamento por muitos anos e até mesmo a forma de fazer guerra, tudo baseado na intuição.

Tem gente que é meio pé atrás com best sellers: “se todo mundo gosta deve uma b****”. Se você superar o preconceito, Blink é uma leitura muito interessante. Que venha o terceiro livro!

Livros
Comentários fechados