Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

O Hobbit – livro de J.R.R. Tolkien

O_HobbitEscrito por volta de 1930 pelo britânico J.R.R. Tolkien e publicado em 1937, “O Hobbit” é um dos livros de fantasia e ficção mais lidos do mundo. Escrito como um preludio para a trilogia “Senhor dos Anéis”, nesta obra temos como personagem principal o tio de Frodo Bolseiro, protagonista da trilogia, mais conhecido como Bilbo Bolseiro, que ao lado do mago Gandalf e de mais 13 anões, viverá  a jornada mais fantástica de sua vida.

Passando-se na ficcional Terra Média, somos apresentados aos Hobbits, um povo pacato, conhecido por sua baixa estatura e por sua erva-de fumo, entre eles há Bilbo Bolseiro, um jovem hobbit que adora ficar na frente da lareira de sua toca fumando cachimbo. Um dia, após conhecer o mago Gandalf, o pequeno é convidado para juntar-se a uma grande aventura ao lado de mais 13 anões para derrotar o dragão Smaug e tomar de volta o tesouro e o reino roubados dos ancestrais do líder do grupo, Thorin Escudo-de-Carvalho. Como vai contra a própria natureza dos hobbits aventurar-se, ou até mesmo preocupar-se com o que acontece fora do Condado onde vivem, à principio Bilbo rejeita a proposta firmemente , mas depois a aceita quando os anões duvidam que ele conseguiria.

Juntando então aos 13 anões e à Gandalf, que por várias vezes desaparecia e voltava apenas em momentos cruciais, Bilbo começa uma jornada que o leva a terras distantes, conhecendo outros reinos da Terra Média, além de outras raças e povos que o pequeno hobbit jamais havia sequer pensado em conhecer e enfrentando perigos inimagináveis, tais como trolls, orcs, elfos, aranhas gigantes e o próprio dragão Smaug.

Inovando a literatura fantástica da época, “O Hobbit” foi muito comparado com “Alice no País das Maravilhas” pelo grande amigo de Tolkien, C.S. Lewis (que mais tarde viria a escrever o também fantasioso “As Crônicas de Nárnia”) por sua ideia de criar outro mundo onde criaturas fantásticas para nós fossem comuns. Bem recebido pela critica e tornando-se um marco na literatura inglesa e literatura de ficção, “O Hobbit” é considerado um dos livros mais populares do mundo entre os jovens, que fascinam-se pela forma em que um pequenino hobbit aventura-se por um mundo cheio de perigos à fim de provar para os outros e para si mesmo que é capaz.