O que são Bibliotecas Virtuais?



Biblioteca VirtualTodo aficionado por livros sabe bem como é a sensação de entrar em uma biblioteca, um lugar grande e cheios de livros que podem ser lidos de graça.Para alguns essa é uma das melhores coisas do mundo, porém, nos dias de hoje, as bibliotecas caíram no desuso e foram esquecidas pelo público e até mesmo pelos próprios órgãos responsáveis por mante-las, o que as vezes leva ao fechamento do local e perda de diversos livros, algumas dessa perdas causadas pelo tempo ou pela falta de cuidado de alguns leitores para com as obras. Mesmo assim, o conceito de biblioteca, que é um lugar onde se é possível achar não só livros, mas também jornais, teses e documentos gratuitamente, não foi totalmente perdido, apenas atualizado para corresponder com as necessidades atuais,e um dos meios de proporcionar esta atualização foi a digitalização de obras de domínio público para serem lidas gratuitamente online, e assim começaram a serem feitas as Bibliotecas Virtuais.

O que são Bibliotecas Virtuais?

Bibliotecas Virtuais são depósitos de documentos (livros, fotos, jornais, etc...) digitalizados localizados na web, neles há a possibilidade de que a pessoa interessada em ver algum destes arquivos os acesse facilmente e gratuitamente por meio da internet em vez de ter que se dirigir á biblioteca física  Este tipo de biblioteca foi criada perante as necessidades atuais da sociedade que está constantemente conectada á internet e nem sempre disponível para ir até a biblioteca mais próxima, visando ajudar principalmente estudantes que necessitam de fontes para trabalhos e livros que costumam cair nos vestibulares.

Veja abaixo algumas Bibliotecas Virtuais

Domínio Publico
Desenvolvido pelo Ministério da Educação, o projeto Domínio Público disponibiliza gratuitamente e online obras de literatura brasileira e mundial, textos, teses, imagens e videos que estão isentos de direitos autorais.

Imprensa Oficial
Editora ligada ao Governo do Estado de São Paulo, o site da Imprensa Oficial oferece gratuitamente na íntegra a Coleção Aplauso, uma coleção de biografias dos mais importantes e criativos nomes brasileiros.

Projeto Gutenberg
Criado originalmente em inglês e fundado na Universidade de Illinois, nos EUA, o Projeto Gutenberg existe desde 1971 e se sustenta por meio de colaborações e doações voluntárias do mundo todo. O site possui mais 1.000 obras em várias línguas disponíveis para download gratuito.

Arquivo Público de Jornais e Revistas do Estado de São Paulo
Arquivo possuidor de um rico acervo de jornais, documentos e revistas publicada no estado de São Paulo digitalizadas e gratuitas, muito usado como fonte de pesquisas. 

Artigos
Comentários fechados