Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

Excelência no Desenvolvimento de Produtos – livro de James L. Adams

O mais recente livro de James L. Adams, “Excelência no Desenvolvimento de Produtos”, aborda a questão de quais são as qualidades determinantes e exclusivas que podem promover ou aniquilar um produto. Num mercado em que existe um número sem fim de livros de administração que dão dicas de como uma empresa deve agir para desenvolver o seu produto e, assim, alcançar grande sucesso dentro de um determinado segmento, este consegue se destacar de modo bem didático e ilustrativo, onde o autor mostra como realizar tarefas que, à primeira vista, parecem bem difíceis e aterrorizantes.

Com o desenvolver do trabalho, o autor discute, por exemplo, que a maximização do desempenho de um produto e a minimização do seu custo envolvem uma série de fatores que percorrem todo o negócio. São pequenas mudanças na gestão que vão acabar ajudando no fortalecimento e rendimento da empresa.

Em livro, James L. Adams fornece uma visão profunda para qualidades determinantes e exclusivas que podem promover ou aniquilar um produto.

Além disso, James L. Adams também mostra como apelar para as emoções do cliente com elegância, requinte e sofisticação e dá as dicas de como certificar-se que seu produto tem uma adequação perfeita – seja humano, cultural, global, e ainda respeitando as exigências do meio ambiente.

Isso significa que o mercado está cada vez mais exigente em relação a dois pontos: primeiro, a humanização de um produto ou serviço, isto é, não existe mais espaço para algo que seja robótico ou que seja “ feito em série”, por assim dizer. Um produto ou serviço tem que ser personalizado, único – é isso que vai fazer a diferença na escolha e aceitação do consumidor.

O segundo ponto envolve a questão da sustentabilidade. Marcas que hoje não estão adeptas a esse universo, acabam se negativando na mente dos consumidores, que buscam por empresas que tenham valores bem trabalhados e sejam semelhantes aos dos clientes.

O livro “Excelência no Desenvolvimento de Produtos” mostra que, com a concorrência se fortalecendo a cada instante, a qualidade de um produto tornou-se o principal fator para o sucesso de uma empresa. James L. Adams destaca que sempre haverá demanda estável e constante por produtos de alta qualidade.

A partir de cases de empresas que se tornaram vítimas do seu próprio sucesso, como Kodak, IBM e GM, o autor acaba dando dicas de como recuperar seu espaço e reverter a imagem do seu produto diante de uma situação de crise ou de um mercado supersaturado. O leitor também vai ter a chance de entender como alguns fabricantes mantiveram seu sucesso diante da concorrência internacional e vai ler dicas de como priorizar a qualidade em toda a empresa, oferecendo produtos que são os melhores, dentro de sua classe e setor.

Hoje, mais do que nunca, o padrão de qualidade superior é importante. “Excelência no Desenvolvimento de Produtos” vai lhe mostrar que oferecer o produto perfeito para o seu cliente não é impossível – mas sim, necessário e urgente, dentro de um mercado dinâmico, instável e, sobretudo, competitivo.
James L. Adams é um professor da Universidade de Stanford, onde coordenou vários programas, envolvendo a área de empreendedorismo, e também lecionou em cursos sobre design e criatividade. Ministrou aulas para diversos executivos de sucesso. Com a formação em engenharia e arte, Adams conduz workshops para empresas em todo mundo.