Oscar Niemeyer – Sua Vida e suas Obras



Um dos maiores e mais influentes personalidades do mundo da arquitetura e das belas-artes, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi uma pessoa indispensável para a história do Brasil e da arquitetura, sendo que ele foi um dos profissionais mais requisitados pelo governo para a projeção e execução de grandes obras públicas desde a década de 30.

Oscar Niemeyer

Nascido em 1907, na cidade do Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer cresceu em uma família privilegiada e religiosa da cidade, característica que o homem nunca compartilhou, sempre deixando claro sua preferência pelo ateísmo. Entre as décadas de 20 e 40, Oscar Niemeyer se casa com a descendente de italianos Anita Baldo, e com ela têm sua única filha, Anna Maria Niemeyer, ao mesmo tempo o homem deixa a vida boêmia que levava nos bares da Lapa e ingressa na Escola de Bela-Artes, de onde sai formado como arquiteto e engenheiro.À partir desse ponto, Niemeyer ingressa no mercado de arquitetura e faz seus primeiros projetos logo para o governo brasileiro, sendo eles a Obra do Berço, o prédio do Ministério da Educação, a Igreja São Francisco de Assis e muitos outros. Nos anos 40, Niemeyer conhece e se torna amigo de Juscelino Kubitschek, e projeta diversas obras para MInas Gerais e São Paulo, nesse ponto Niemeyer já era um arquiteto de prestigio, porém obteria ainda mais sucesso quando é chamado para projetar Brasília, a nova capital do Brasil, o que seria o maior marco de sua carreira.

Niemeyer

Depois de Brasília estar pronta, Niemeyer passa a lecionar no curso de Arquitetura na faculdade da capital, porém após do golpe militar, ele se auto-exilou em Paris, onde passa a projetar para clientes de diversos países, alguns dos mais importantes foram a Universidade de Constantine, a sede do Partido Comunista Francês e a Mesquita de Argel.Nos anos 80, com a queda da ditadura e a abertura política brasileira,Niemeyer volta ao Brasil e continua a fazer obras para o governo, tais como os CIEPs, o Sambódromo do Rio de Janeiro e o Memorial da América Latina, em São Paulo. Nas décadas a seguir, o arquiteto ganha alas de museus, livros e exposições, além do Caminho Niemeyer em Niterói, o Centro Cultural Oscar Niemeyer e a Fundação Oscar Niemeyer, voltada para a educação.Oscar Niemeyer

Com a comemoração de seu centenário em 2007, Oscar Niemeyer passa a apresentar diversos problemas de saúde que o fazem ser hospitalizado, entre os anos de 2006 e 2012, foram mais de 17 internações por problemas graves e  cirurgias. No dia 05 de Dezembro de 2012, Oscar Niemeyer, aos 105 anos, morreu. Ele estava internado desde o dia 02 de Novembro.

Livros de Oscar Niemeyer

Quase Memórias: Viagens, tempos de entusiasmo e revolta - 1968
Minha Experiência em Brasília - 1961
A Forma na Arquitetura - 1980
Rio - 1980
Trecho de Nuvens -1989
Conversas de Arquiteto - 1994
Meu Sósia e Eu - 1999
As Curvas do Tempo - 2000
Conversas de Amigos - 2002
Minha Arquitetura - 2004
"?" - 2004
Casas Onde Morei - 2005
Sem Rodeios - 2006
O Ser e a Vida - 2007
Universidade de Constantine - 2007
Crônicas - 2008
Oscar Niemeyer (1999-2009)

Livros Sobre Oscar Niemeyer

Arquitetura da Sedução - André Corrêa do Lago
Niemeyer: Um Romance - Teixeira Coelho
Perfis do Rio - Marcos Sá Corrêa
Arquitetura Contemporânea no Brasil - Yves Bruand
A Marquise e o Projeto Original - Cecília Scharlach
Brasília - Eliane Cantanhêde

Artigos
Sem comentários para “Oscar Niemeyer – Sua Vida e suas Obras”

Deixe um comentário