Livros Para Vestibular: Memórias de um Sargento de Milícias – livro de Manuel Antônio de Almeida



Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Paulus
Compre no Submarino

Memórias de um Sargento de MilíciasSurgido como um folhetim publicados semanalmente no jornal Correio Mercantil, do Rio de Janeiro, em que não se havia pista de quem era o autor, "Memórias de um Sargento de Milicias" foi escrito pelo brasileiro Manuel Antônio de Almeida e publicado como livro só um ano depois da morte do autor. Uma das obras mais ressaltadas na corrente Romantista no Brasil, mas não segue o estilo com todas as suas características, por exemplo, o personagem principal é ditado como um anti-herói, enquanto sua amada é descrita primeiramente como não sendo bela, para depois tornar-se uma donzela romântica idealizada.

Na trama somos apresentados há Leonardinho, um menino peralta, travesso e encrenqueiro que os próximos chama de "o filho de uma pisadela e um beliscão" por conta do modo que seus pais, Leonardo Pataca e Maria de Hortaliça, se conheceram quando vinham de Portugal ao Brasil de navio. Amado por poucos por causa de suas travessuras, Leonardinho tem apenas o apreço do padrinho e da comadre, que são os que lhe adotam depois de Leonardo Pataca descobrir que a mulher o trai e deixa-la, fazendo com que ela subisse em um navio e voltasse sozinha para Portugal, deixando Leonardinho, que ficou só.

Continuando com seu jeito mal vistoso, o padrinho decide que Leonardinho deve ser educado na escola, mas ele logo se mostra um péssimo aluno, e ao tentar colocar o menino como sacristão na igreja da Sé, o garoto apronta para com o padre e é expulso, mas não sem antes dizer em alto e bom tom sobre o caso que o padre tinha a cigana, que também tivera um caso com Leonardo Pataca, mas o abandonou.

Já na juventude, Leonardo não se interessa por nenhum oficio e passa os dias a vadiar, porém um dia ele vai com seu padrinho até a casa de D. Maria, uma vizinha, e conhecera a sobrinha dela, uma moça não muito bonita mas muito afável chamada de Luisinha, e por ela se apaixona, mas é contrariado quando um outro homem chamado José Manuel também tinha interesse na moça, o que fez com sua comadre mentisse sobre o rival para que a garota não aceitasse-o. Pouco tempo depois, o padrinho de Leonardo morre e o jovem volta a morar com o pai, que havia se casado com Chiquinha, a filha da comadre, mas que não se dava bem com Leonardo e brigavam muito, até que um dia o pai tomou o lado da madrasta e ameaçou Leonardo, que foi embora.

Zanzando pelas ruas do Rio de Janeiro depois de de deixar sua casa, Leonardo encontra um antigo colega de travessuras, Tomás, que o apresenta a mulata Vidinha, moça bonita de olhos negros e lábios molhados, por quem Leonardo se apaixona perdidamente e então é convidado a morar com eles na casa de duas senhoras irmãs, uma com três filhas (uma era Vidinha e outra namorada de Tomás, e sua irmã com três rapazes, dois quais gostavam de Vidinha, mas a moça se interessou por Leonardo,despertando ira nos dois homens, que armaram contra Leonardo e o fizeram ser preso por major Vidigal, o terror dos malandros, nesse mesmo tempo Luis Manuel ganhará a mão de Luisinha e casou-se com ela, mas logo mostrou-se um mal-caráter.

Depois de preso, Leonardo entrou para a vida militar e foi feito granadeiro do major Vidigal, mas depois de ser preso novamente por facilitar a fuga de um vadio amigo, sua madrinha e D. Maria vão rogar para o major que o liberte, mas não são atendidas, elas então vão até a primeira paixão do major, Maria Regalada, que ao prometer morar com Vidigal, faz com que ele solte Leonardo. Durante isso o marido de Luisinha morre,deixando-a viúva e fazendo com que volte a morar com D. Maria, casa de quem Leonardo, agora feito Sargento, frequentava muito, os dois então voltam a interessarem-se um pelo ouro e decidem se casar, mas o posto de Leonardo não lhe permitia tal feito, fazendo com rogassem para Vidigal por ajuda, que assim o fez e o fez Sargento de Milicias, e Leonardo pode então casar-se com o amor de sua vida.

Livros, Livros para Vestibular
Sem comentários para “Livros Para Vestibular: Memórias de um Sargento de Milícias – livro de Manuel Antônio de Almeida”

Deixe um comentário