As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata – livro de C.S. Lewis



Autor: C.S. Lewis
Editora: Nacional
Compre no Submarino

As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de PrataQuarto volume da série “As Crônicas de Nárnia” escrito por C.S. Lewis, o livro "A Cadeira de Prata” é o primeiro volume da série em que não há participação dos irmãos Pevensie, mas sim de seu primo Eustáquio, que apareceu na obra anterior “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, e de sua amiga de escola Jill Pole, que ao fugirem de crianças más de sua sala e acabam caindo em Nárnia.

Quando Eustáquio Scrubbs conta à amiga Jill Pole sobre sua fantástica aventura em Nárnia com seus primos durante as férias de verão, a garota reluta em acreditar nele apesar de ter percebido a grande mudança no comportamento do amigo, que antes era mal-educado e mesquinho, mas que desde a visita de seus primos Lúcia e Edmundo, tem sido cada vez mais gentil e compreensivo. Ao serem perseguidos pelos valentões da escola, Eustáquio pergunta à Jill se ela aceitaria pedir ajuda à Aslam, ela diz que sim e, por meio de um portão nos fundos da escola Jill vê Aslam, que lhe incumbe de lembrar de quatro importantes sinais, e então os dois garotos vão para Nárnia.

Ao chegar no local, Eustáquio logo reconhece o rei Caspian X, que agora já está idoso e em luto por seu filho, príncipe Rilian, que está desaparecido à quase 10 anos. Decididos à ajudar, Jill e Eustáquio secretamente planejam procurar por Rilian seguindo os sinais de Aslam e com a ajuda de um paulana chamado Brejeiro, vão ao norte de Nárnia, conhecida como 'A Terra dos Gigantes' por ser exatamente isso, o lar de enormes criaturas. Lá eles encontram a Feiticeira Verde junto à um cavaleiro de armadura negra, ela lhes diz que eles devem ir até o castelo dos Gigantes Gentis para o festival de Outono, sem saber de que eles iriam querer come-los.

Após despistar os gigantes e seguir as indicações de Aslam, Jill, Eustáquio e Brejeiro encontram Rilian no Mundo Interior, local que se encontra embaixo das ruínas de uma grande cidade e é governado pela Feiticeira Verde, ele não se lembra de Nárnia nem de Caspian e acredita que ele sofre de ataques psicóticos, que para não transforma-se em uma cobra a envenenar a todos, é preso em uma cadeira de prata até o episódio passar, mas ele não sabe que isto é um encantamento da feiticeira, que quer que ele a ajude à tomar o poder de Nárnia para si. Os jovens então ajudam o príncipe a quebrar o feitiço e a vencer a feiticeira, voltando à tempo de ver seu pai, Caspian, dar seu último suspiro antes de falecer.

Sendo o quarto livro de C.S. Lewis à ser publicado, “A Cadeira de Prata” é o sexto livro da série quando coloca-se a mesma em ordem cronológica. Recebido com um criticas bem divididas, em que alguns acham que os irmãos Pevensie fizeram falta, e outros acreditam que Jill e Eustáquio desempenharam muito bem seus papeis de protagonistas, este quarto volume é um ótimo livro para pessoas de todas as idades.

Livros
Sem comentários para “As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata – livro de C.S. Lewis”

Deixe um comentário