As doze casas – Livro de Howard Sasportas



Autor:
Editora:
Compre no Submarino

livro as doze casasPra quem conhece um pouco de astrologia, o título do livro já dá a dica: o assunto enfatizado é a estrutura na qual está dividido o mapa astrológico, as famosas casas, cada uma delas associada a um signo e a um planeta.

Mas quem já leu muito sobre astrologia pode torcer o nariz e pensar: puxa, mas a descrição das casas entra em uma ou duas páginas de qualquer manual. Por que preciso ler um livro inteiro sobre isso?

Ahá! Porque a abordagem de Howard Sasportas é diferente, muito diferente. O risco de ler muito sobre astrologia é dar de cara com manuais e livros com receitas prontas, associando casas, signos e planetas a situações estáticas, fixas. E Sasportas coloca o leitor pra pensar nos conceitos definidos por cada casa, fazendo com que tenha uma visão muito mais abrangente do significado que as casas carregam.

Isto porque a proposta do autor segue no sentido de avaliar a experiência do indivíduo, não como vítima das circunstâncias, de situações que seriam previamente determinadas pela posição de determinado signo e planeta em uma casa, mas como ser atuante, que usa a energia ou tendência determinada por tais posições em determinado sentido.

Logo, os posicionamentos e aspectos são indicativos de como a pessoa age, e não como mero prognóstico ou demonstrativo de sucesso ou fracasso dessa mesma pessoa na vida. Pra quem está acostumado com a visão tacanha que muita gente tem da astrologia, esse tipo de abordagem é um verdadeiro alívio!

O livro, como visto, analisa cuidadosamente as doze casas que compõem o mapa astrológico e o faz com maestria, discutindo não só seu significado, como vimos acima, de uma forma diferenciada, mas também a interação delas com os planetas, em capítulos específicos. A interação entre casas também é analisada: os signos que adentram determinadas casas podem também mostrar algo sobre a personalidade e modo de agir do indivíduo, se analisadas conjuntamente, a partir dos aspectos formados entre os planetas que estão nelas.

Ao final, um caso para estudo segundo a forma de pensar do autor, para que o leitor se sinta ambientado e veja na prática como funciona a proposta de Sasportas. Também há um resumo com conceitos-chave que ajudam na definição de cada casa (e o resumo da autora põe no chinelo as definições da maior parte dos manuais de astrologia). E, por fim, mesmo os astrólogos mais experimentados podem esclarecer dúvidas sobre o sistema de divisão de casas que lhes parece mais adequado para trabalhar, graças ao esclarecimento que o autor faz sobre o tema no apêndice.

Livros
Comentários fechados