Vendas do livro Corações Descontrolados é suspensa por plágio



Livro Corações DescontroladosA venda do livro Corações Descontrolados, da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, foi suspensa pelo grupo editorial Objetiva! A empresa, que detém os direitos do selo Fontanar, decidiu proibir inclusive a distribuição do livro com suspeitas de plágio depois da reportagem publicada sexta-feira no jornal Folha de São Paulo, em que dois psiquiatras acusaram a autora.

Segundo nota divulgada pelo grupo editorial, a distribuição e as vendas do livro deverão ficar suspensas "até que as questões levantadas sejam integralmente e definitivamente esclarecidas". Sydney Limeira Sanches, advogado de Ana Beatriz Barbosa Silva, alega que houve "coincidência" em ambos os casos.

Não é a primeira vez que a autora é acusada de plágio! Em 2012, o livro Mentes Ansiosas também teve sua comercialização suspensa por liminar emitida pela Justiça de São Paulo. No caso, a ação foi movida pelo médico Tito Paes de Barros Neto, autor do livro "Sem Medo de Ter Medo", publicado em 2000. Estima-se que foram vendidos mais de 200 mil exemplares do livro de Ana Beatriz.

Ana Beatriz Barbosa Silva

Ana Beatriz Barbosa Silva é uma das maiores autoras de livros de autoajuda na atualidade. Seus livros, sempre com temas psiquiátricos, são campeões de vendas e o último ficou bastante conhecido depois de ser citado por Aída, personagem de Natália do Vale na novela Salve Jorge. Até o momento, já foram vendidos mais de 50 mil unidades do livro "Corações Descontrolados".

A acusação de plágio

A médica psiquiatra Ana Carolina Barcelos Cavalcante Vieira alega que o livro “Corações descontrolados” possui trechos de textos que ela redigiu na época que trabalhava na clínica Medicina do Comportamento, de Ana Beatriz Barbosa Silva. Nesta semana ela entrou na Justiça contra a autora e o grupo editorial Objetiva com ação de indenização por danos morais e materiais. O advogado de Ana Beatriz alega que a decisão do grupo não tem fundamento, visto que a atual versão (que vem sendo comercializada) não é a mesma que está sendo reivindicada pela Dra. Ana Carolina. Em Novembro, o livro sofreu alterações nos trechos em que foi detectado plágio.

Procurado para dar declarações sobre o suposto caso de plágio, o grupo editorial Objetiva negou que já tinha conhecimento sobre o caso e diz ter iniciado "uma avaliação interna da eficácia dos nossos processos de análise de originais recebidos".

Artigos
Sem comentários para “Vendas do livro Corações Descontrolados é suspensa por plágio”

Deixe um comentário