Shakespeare na FLIP 2012: estudiosos americanos confirmam presença



Os norte-americanos Stephen Jay Greenblatt e James Shapiro, dois dos mais respeitados estudiosos das obras e da vida de William Shakespeare, confirmaram presença na 10ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que estará sendo realizada entre os dias 4 e 8 de julho de 2012. Em 2011, os livros desses dois autores chegaram ao país e os leitores puderam conferir várias histórias e polêmicas em torno da real identidade do criador da maior obra literária da língua inglesa.

FLIP 2012

O primeiro livro, “Como Shakespeare se tornou Shakespeare”, de Stephen Jay Greenblatt chegou a estar por nove semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times. Greenblatt foi professor durante 28 anos da Universidade da Califórnia em Berkeley e é um dos principais especialistas contemporâneos de Shakespeare. Em seu mais novo livro, ele propõe uma interpretação original e inovadora da obra do bardo, relacionando fatos de sua biografia ao conteúdo das peças.

FLIP 2012

O segundo livro, o premiado “Contested Will: Who Wrote Shakespeare?” (Vontade impugnada: Quem escreveu Shakespeare? – em tradução livre), foi escrito por James Shapiro, outro grande acadêmico shakespeariano. Neste livro, Shapiro se debruça sobre a controvérsia histórica que dividiu os estudiosos: seria mesmo Shakespeare o autor de todas as peças a ele atribuídas? Teria Shakespeare realmente existido?

Stephen Jay Greenblatt

Stephen Jay GreenblattGreenblatt nasceu no dia 7 de novembro de 1943, em Boston, mas cresceu em Cambridge, Massachusetts. Estudou em Yale e no Pembroke College (Cambridge). Foi professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, onde ensinou por 28 anos, tornando-se mais tarde professor de Língua e Literatura Inglesa e Americana na Faculdade de Artes e Ciências de Harvard.

No meio acadêmico o autor é conhecido como o fundador do “novo historicismo”, movimento crítico surgido no fim dos anos 80 que procurou restaurar a dimensão histórica dos estudos literários em contraponto à orientação linguística defendida pelo estruturalismo stricto.

James Shapiro

James ShapiroJames Shapiro nasceu no dia 11 de setembro de 1955 no distrito do Brooklyn, em Nova York. Após um período como professor dos colégios de Dartmouth e de Goucher, passou a integrar, em 1985, o corpo docente do Departamento de Literatura Comparada da Universidade Columbia, como especialista em Shakespeare e no Período Moderno.

É consultor de companhias de teatro, entre as quais a renomada Royal Shakespeare Company (britânica). Vive em Nova York com a esposa e o filho e tem resenhas e artigos publicados em jornais como The New York Times, The Guardian, Los Angeles Times e Financial Times.

Flip
Comentários fechados