FLIP 2012: o poeta Adonis também estará presente



A organização da FLIP 2012 (Festa Literária Internacional de Parati) confirmou hoje a presença do poeta sírio-libanês Adonis (Ali Ahmad Said Esber) na 10ª edição, que acontecerá de 4 a 8 de julho. Cotado várias vezes para concorrer ao prêmio Nobel, Adonis terá um livro seu publicado pela primeira vez no Brasil em junho pela Companhia das Letras. A editora lançará uma antologia com poemas de três períodos de sua obra (1954-1968, 1970-1985 e 1994-2003), com seleção e tradução de Michel Sleiman, professor de cultura árabe da USP.

Adonis na FLIP 2012

Há um ano Adonis concedeu uma entrevista na qual discutiu as manifestações populares por democracia nos países árabes, uma antiga bandeira do poeta. Na entrevista, ele falou também sobre sua relação com a tradição poética islâmica e sobre as dificuldades de diálogo entre Oriente e Ocidente.

Nascido na Síria em 1930 e vivendo atualmente na França, ele é considerado o maior expoente da poesia árabe moderna, com uma obra que conjuga um olhar retrospectivo sobre a tradição islâmica com inovações formais e uma abordagem crítica do papel desempenhado pela religião nas sociedades muçulmanas.

Flip

Um comentário para “FLIP 2012: o poeta Adonis também estará presente”

  1. Ieda VIlela says:

    Gostaria de adquirir um livro de poemas da sua autoria. Só assim poderei emitir meu comentário , com muito atraso,pois j´estamos no mês 09.
    Ieda Vilela

Deixe um comentário