1808 – livro de Laurentino Gomes



Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Compre no Submarino

1808“1808” de Laurentino Gomes, foi publicado pela editora Planeta e retrata os treze anos em que a Família Real viveu no Brasil, detalhando fatos curiosos desde a fuga de Portugal até o retorno em 1821.

Com um toque cultural, o livro traz inúmeros relatos que acabam explicando o por que de muitas tradições, até então, tipicamente brasileira. Algum deles é sobre o turbante que as baianas usam, resultado de um mal entendido que a Corte criou ao desembarcar em Salvador usando panos maltrapilhos para esconder a cabeça raspada graças a uma infestação de piolhos no navio e as mulheres soteropolitanas acharam estar diante da mais nova moda europeia. Outra curiosidade relatada no livro é como um príncipe regente gordo, baixinho, molenga e medroso conseguiu enganar um dos maiores generais de guerra que a humanidade já conheceu.

O livro de Laurentino Gomes é perfeito para aqueles que apreciam a história monarca do Brasil, resultado de dez anos de investigação e estudos. Não foi por acaso que “1808” recebeu o tão cobiçado Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, como Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção.

Livros
Comentários fechados