Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

A Lebre Dos Olhos de Âmbar – livro de Edmund de Waal

A Lebre dos Olhos de ÂmbarEscrito pelo ceramista britânico, Edmund de Waal, “A Lebre Dos Olhos de Âmbar” é uma obra em parte biografica, pois nos conta a história da antiga família Phrussi, porém ela também nos conta a história por trás de uma coleção de netsuquês – miniaturas japonesas entalhadas em madeira e marfim – que pertenceram à família Ephrussi antes da 2ª Guerra Mundial, quando foram escondidas dos nazistas.

No livro, o autor nos conta do fascinio que sentia pelas pequenas estátuas que estavam na casa de seu tio-ávo, em Tokyo. As obras-de-arte eram conheçidas por Netsukes, sendo que nenhuma delas era maior que uma caixa de fósforos, e representavam animais entre outros motivos decorativos.

Anos mais tarde, quando Edmund herdou os netsukes, eles revelaram uma história muito mais ampla que ele imaginara, pois as pequenas estatuetas estavam diretamente ligadas à história de sua família. De um florescente império em Odessa até a Paris do fin-de-siècle, da Viena ocupada à Tóquio contemporânea, Edmund de Waal refaz, ao longo do conturbado século XX, a jornada de uma coleção de miniaturas japonesas através de gerações de sua notável família, passando pela França, Russia e Aústria, Edmund em busca do trajeto percorrido pelas peças traçando a história de sua família.

O resultado de toda está história é uma obra amplamente premiada, que traz em sua bagagem o Costa Book Award, na categoria Biografia e é um dos finalistas do South Bank Sky Arts Award na categoria Literatura, a obra vem conquistando um status raro de reconhecimento, já tendo sido lançado em pelo menos vinte idiomas.