A Menina que Brincava com Fogo – livro de Stieg Larsson



Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Compre no Submarino

MILLENNIUM 2 - A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGOLançado no ano de 2009 pelo escritor suiço Stieg Larsson, “A Menina que Brincava com Fogo” é o segundo volume da trilogia Millennium. Nele nós aprendemos mais sobre o passado da enigmática Lisbeth Salander, a hacker punk que marcou o primeiro volume da série (ver livro "Os Homens que Não Amavam as Mulheres").

Após a morte de um jornalista e de sua esposa criminologa, que estavam empenhados em escrever um artigo sobre o tráfico de mulheres que estava sendo financiado por altos figurões da Suiça, as digitais de Lisbeth Salander são achadas na arma do crime. Sabendo do ocorrido, o jornalista da revista Millenium, Mikael Blomkvist , começa uma busca inebriante pela moça, pois sabe que ela não seria capaz disso e que Lisbeth está só esperando o momento mais oportuno para limpar seu nome.

Mesmo crucificada pela midia, perseguida pela policia e por criminosos e tendo pessoas queridas machucadas, Lisbeth impõe sua vontade de continuar livre e começa a investigar, sempre ás escondidas, sobre o tal artigo de suas supostas vitimas. Porém, no fim, ela percebe que fantasmas do passado unidos à lembranças sobre gasolina, fósforos e ao hospital psiquiatrico em que passou a infância e a adolescencia, podem não estar tão enterrados assim.

Nesta segunda edição da “Trilogia Millennium”, Stieg Larsson novamente nos trás as tristes histórias de mulheres que vivem sob constante violência, no caso de Lisbeth, por toda a vida. Ele nos mostra também como as grandes máfias modernas se organizam, fazendo diversos tipos de tratos, traficos e subornos.

Se compararmos os livros da série Millenium, podemos colocar que “A Menina que Brincava com Fogo” tem um ritmo menos intenso que seu precessor, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, mas contém uma carga emocional muito maior também. Ao descobrirmos o passado trágico de Lisbeth, acabamos por entende-la melhor e também descobrir as suas misteriosas motivações.

Curiosidades do livro

  • Uma adaptação cinematográfica foi feita em 2009, com Noomi Rapace e Michael Nyqvist nos papéis de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, respectivamente.
A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO
  • Outra adaptação também está em produção, porém, sem data de lançamento.
Livros
Sem comentários para “A Menina que Brincava com Fogo – livro de Stieg Larsson”

Deixe um comentário