Os Homens que Não Amavam as Mulheres – livro de Stieg Larsson



Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Compre no Submarino

Os Homens que Não Amavam as MulheresEscrito em 2005 pelo jornalista, ativista politico e escritor sueco Stieg Larsson, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é o primeiro livro de uma trilogia conhecida como “Trilogia Millennium”, que ainda consta com os volumes "A Menina que Brincava com Fogo" e "A Rainha do Castelo de Ar" nesta história de suspense e investigação nos deparamos com os mais brutais tipos de seres humanos.

Neste primeiro volume, somos apresentados à Mikael Blomkvis, co-fundador da popular revista Millennium, que se afasta das polemicas para se recuperar após ser condenado por difamação. Enquanto em suas férias forçadas, Mikael é contatado por Henrik Vanger, um importante industrialista, para investigar o desaparecimento de sua sobrinha, Harriet Vanger, que desapareceu no dia das crianças de 1966 e nunca mais foi encontrada.

Henrik conta à Mikael que Harriet, que era a herdeira do império industrial dos Vanger, desaparecera sem deixar vestígios e que ele tem suspeitas que alguém do clã Vanger a tenha matado. Henrik também confidencia ao jornalista que em todo aniversário do desaparecimento da garota, ele recebe uma flor emoldurada pelo correio, presente que ela costumava lhe dar.

Paralelamente à história de Mikael, nós conhecemos Lisbeth Salander, uma hacker punk que antes era paga para espionar o computador do jornalista. É mostrado que Lisbeth parece ter algum tipo de desequilibrio mental já que é considerada dependente do ponto de vista da justiça. Num dia ela é informada que seu antigo tutor falecera por causa de um ataque cardíaco, fazendo-a ter que ir até seu novo e sádico tutor Nils Bjurman quando precisa de dinheiro pois ele cuida de suas contas bancarias, ele porém a chantageia e diz que dará dinheiro a ela se Lisbeth lhe fornecer favores sexuais.

Com o passar da história, Mikael alia-se à Lisbeth e os dois descobrem sobre vários crimes parecidos que de alguma forma envolviam a família Vanger. Henrik lhes conta que seus irmãos tinham conexões com os nazistas e Mikael começa a achar que Harriet não está morta, mas sim escondida.

“Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é uma emocionante história sobre o quão cruel uma pessoa pode ser. Nele aprendemos que as aparências quase sempre enganam e que todos detêm segredos, grandes ou pequenos.

Curiosidades

Duas adaptações cinematograficas foram feitas para esste livro:

Os Homens que Não Amavam as Mulheres 2009Män som hatar kvinnor / Os Homens que Não Amavam as Mulheres: é um filme sueco de Niels Arden Oplev, estreado em 2009. Com Michael Nyqvist como Mikael Blomkvis e Noomi Rapace como Lisbeth Salander, Os Homens que Não Amavam as Mulheres 2012The Girl with the Dragon Tattoo / Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheress :é um filme de 2011 produzido entre os Estados Unidos, Suécia, Reino Unido e Alemanha. O filme foi dirigido por David Fincher, com Daniel Craig como Mikael Blomkvist e Rooney Mara como Lisbeth Salander.

Livros

2 comentários para “Os Homens que Não Amavam as Mulheres – livro de Stieg Larsson”

  1. monika says:

    curti muito o livro

  2. Mariana says:

    Nossa, quero mto ler essa trilogia, parece ser muitoo boom ! haha .

Deixe um comentário