A Revolução dos Bichos – livro de George Orwell



Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Compre no Submarino

A Revolucão dos BichosEscrito pelo renomado autor britânico George Orwell, "A Revolução dos Bichos" é um romance satírico no qual os animais de uma fazenda no interior da Inglaterra se reúnem para derrubar o fazendeiro que lhes domina. O romance é uma das obras mais famosas de Orwell por essa premissa satirizar o Comunismo em meio á II Guerra Mundial, apontando os defeitos e prejuízos do sistema para os leigos de uma forma recreativa e fantasiosa.

Na trama, somos apresentados ao Sr. Jones e aos animais de sua fazenda, os quais o homem trata apenas como mercadoria, atitude que sempre revoltou o velho porco Major, que sentindo estar próximo da morte e da mesa de jantar do Sr.Jones, resolve juntar os animais da fazenda para que eles possam se governarem sozinhos, expulsando o fazendeiro e tomando conta de si mesmos sem servir a nenhum humano opressor.

Um dia, quando Sr. Jones esquece de alimentar os animais, isso basta para eles se revoltarem e tomarem o poder da fazenda, sob o comando dos sábios porcos Major, Bola-de-Neve e Napoleão, porém, o mais velho dos porcos falece pela idade, fazendo com que os dois mais jovens passem a se desentender sobre como dirigir os animais de forma que nenhum deles passe necessidade. Em um golpe sujo, Napoleão expulsa o companheiro da fazenda sob as acusações do mesmo estar quebrando as leis, e ele mesmo começa a se beneficiar em cima dos outros animais, agindo como humanos e andando em duas patas, além de explorar seus iguais, que nem mais se lembram se a vida que levavam quando eram dominados pelo Sr. Jones era melhor do que esta.

Livros
Comentários fechados