O Apanhador no Campo de Centeio – livro de J.D. Salinger



Autor: J.D. Salinger
Editora: Editora do Autor
Compre no Submarino

O Apanhador no Campo de CenteioEscrito por volta de 1965, "O Apanhador no Campo de Centeio" é um dos livros mais populares entre a cultura jovem desde de o seu lançamento, isso porque o autor, J.D. Salinger, foi o primeiro escritor a retratar a adolescência, que antes era vista apenas como a passagem da infância para o mundo adulto, e trás em seu personagem principal todas as dúvidas que os jovens carregam.

Holden Caulfield, um jovem de 17 anos que acaba de ser expulso do internato de renome que frequentava por causa de seu baixo desempenho acadêmico, se vê incapaz de contar sua desgraça para os pais e acaba por ir até Nova York, onde sua família mora, mas não visita-los, passando seus dias solitário em meio a embriagues e confusão sobre seu presente e seu futuro. Para lidar com as dúvidas, Holden conversa com algumas pessoas que considera importante, sua irmã mais nova, uma antiga namorada e um professor, aos quais tenta explicar o que passa em sua cabeça.

Um romance que praticamente inaugurou a literatura juvenil, "O Apanhador no Campo de Centeio" gerou controvérsias em seu lançamento, já que palavras de baixo calão e gírias jovens são constantes. Outro marco da obra, que acabou por torna-la um livro cult, foi o assassinato do músico britânico John Lennon, pois Mark Chapman, o atirador que o matou, disse para as autoridades que viu uma mensagem escondida no livro que lhe dizia para matar o músico, assim disse também John Hinckley, o atirador que tentou matar o presidente Ronald Reagan em 1981.

 

Livros

Um comentário para “O Apanhador no Campo de Centeio – livro de J.D. Salinger”

  1. Teresa G. Randall says:

    é o meu livro favorito! já li mais vezes do que o numero de dedos que tenho nas duas mãos! a primeira vez que o li, queria muito ser amiga do autor/personagem principal porque indentificava-me com muitas coisas, e as vezes so queria saber algumas respostas. na segunda vez que li fiquei com a sensação de que eu era a personagem. e pra dizer a verdade todos nos somos um pouco o holden caulfield. quanto a isso do assassinato do john lenon, bem se voce ler o livro nao vai começar a matar os seus idolos, nao se preocupe, acho q por vezes o q acontece e q as pessoas nao percebem a mensagem q salinger queria passar. espero q leia o livro… todo o mundo devia ler! Salinger will live forever!

Deixe um comentário