Bonsai – livro de Alejandro Zambra



Autor: Alejandro Zambra
Editora: Cosac Naify
Compre no Submarino

BonsaiEscrito pelo professor, poeta e acadêmico chileno Alejandro Zambra, o livro “Bonsai” é uma curta história de apenas 90 páginas que reflete sobre o amor, a dor e a literatura, porém, o faz utilizando um jovem casal que, logo na primeira página, Zambra revela “No final ela morre e ele fica sozinho”.

O enredo da obra é simples, o importante mesmo é o pano de fundo, as conversas e todas as pequenas coisas que não são tão pequenas a segundo vista. Em “Bonsai” temos Emilia e Julio, um jovem casal de universitários que cursam e amam literatura, que sempre o ponto principal de suas conversas, e até é utilizado como preliminares para as noites dos dois, porém não só o interesse pelos livros os juntam, algumas “mentiras literárias” como eles mesmos chamam, também os unem (Nenhum dos dois nunca leram Proust, mas quando se conheceram disseram um para o outro que o haviam feito.).

Um dia, ao leem o conto “Tantalia”, do poeta Macedônio Fernández, ambos ficam profundamente afetados, e juntando o episódio com fatos corriqueiros do dia a dia, em breve o fim do relacionamento dos dois é anunciado, e enquanto Emilia vai para a Espanha estudar, Julio fica para trás, trabalhando como copista para um escritor que insiste em ter seus livros todos feitos à mão, mas que não contava com que o jovem rapaz fosse misturar a história escrita com suas próprias memórias e narrativas.

Um livro curto, bem escrito e de qualidade literária indescritível, apesar de “Bonsai” ser a obra de estreia do chileno Alejandro Zambra, é facilmente visível a corrente literária que puxa o enredo e o desdobra por entre clássicos da literatura, evidencio o conhecimento do autor no campo. Em suma, “Bonsai” é um livro bonito, intrigante e excelente.

Filme da livro "Bonsai"

Bonsai

Com uma produção dividida entre a Argentina e o Chile (país de origem do livro), o diretor Cristián Jiménez assina a adaptação cinematográfica de "Bonsai", que doi lançado no meio do ano em diversos festivais de cinema pelo mundo e conta com o ator Diogo Nogueira como Julio e Natalia Galgani como Emilia.

Trailer do Filme Bonsai

Livros
Sem comentários para “Bonsai – livro de Alejandro Zambra”

Deixe um comentário