Gabriela Cravo e Canela – livro de Jorge Amado



Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Compre no Submarino

Gabriela Cravo e CanelaEscrito pelo romancista brasileiro Jorge Amado, “Gabriela Cravo e Canela” é um romance histórico que se passa na cidade de Ilhéus durante os anos 20, enquanto a cidade passa por alguns problemas políticos e sociais, a bela retirante Gabriela chega ao lugar à fim de criar raízes e acaba por começar a trabalhar no restaurante do sírio Nacib, que logo se encanta pela moça, mas para o seu desespero, não é o único.

Na rica e pacata cidadezinha de Ilhéus, conhecida por sua magnifica produção de cacau, vivem os mais diversos tipos de pessoas, entre elas está Nacib, um sírio que é dono do restaurante Vesúvio e que está desesperado desde que sua cozinheira partiu pra viver junto do filho. Com mais de 30 encomendas, o homem se desdobra à procura de uma mulher que tenha o dom de cozinhar bem e por fim o acha numa sedutora e festeira retirante chamada Gabriela, conhecida pr ter cheiro de cravo e cor de canela, alcunhando-se de Gabriela Cravo e Canela.

Enquanto Nacib se encanta com a doce Gabriela, a cidade de Ilhéus passa por uma certa tensão politica, já que o produtor de cacau mais rico da região, Mundinho Falcão, não está nada contente com o fato de que um lugar que tenha tanto à oferecer seja tão fechado e decide investir para que Ilhéus possua mais estradas e portos para facilitar a entrada e saída de produtos, o que irrita o governante local, o Coronel Bastos, e então uma disputa politica começa.

Com uma história emocionante e engraçada, “Gabriela Cravo e Canela” é um ótimo livro nacional. Com pitadas de romance, comédia, drama, além do fundo histórico, este livro de Jorge Amado é muito indicado para quem é chegado em literatura brasileira.

Download do Livro "Gabriela"

A alguns anos de tornar-se uma obra brasileira de domínio público, o livro de Jorge Amado "Gabriela" pode ser facilmente encontrado em livrarias e bibliotecas, mas, além de sua versão clássica, também há a opção de baixa-lo da internet via download para ler no computador, tablet ou Smartphone.

Livros

2 comentários para “Gabriela Cravo e Canela – livro de Jorge Amado”

  1. Harlei Cursino Vieira says:

    Obras de Jorge Amado serviram de matriz para teledramaturgia brasileira

    Publicação: 10/08/2012 09:24 Atualização:

    Gabriela, a nova adaptação televisiva do romance antológico de Jorge Amado, é uma das mais distantes da obra. Certamente, Jorge Amado não aprovaria. Como não avalizou a primeira de 1975. Mas literatura é literatura e novela é outra conversa. Certo disso, Jorge Amado nem assistia aos folhetins. Preferia cuidar das folhas do quintal de casa.

    Saiba mais…
    Academia Brasileira de Letras inaugura exposição do centenário de Amado
    “Sou apenas um contador de histórias”, definiu Jorge Amado
    Escritor baiano Jorge Amado completaria 100 anos nesta sexta O escritor fez um bem enorme à teledramaturgia brasileira ao servir de matriz para o aprofundamento de uma narrativa brasileira. Ao mesmo tempo, a tevê devolveu ao criador uma enorme difusão de sua obra, sobretudo, ao ressaltar o dom de exímio contador de histórias e o de criador de tipos populares, numa linguagem deliciosamente brasileira. Tieta e Gabriela, a primeira versão de 1975, foram as melhores traduções, mesmo que à revelia do criador.

  2. NomeBeatriz says:

    Gosto muito desse Autor ou melhor desse ícone da nossa literatura Brasileira. O primeiro livro que li das mais conhecidas obras desse ilustrado autor foi Capitães de Areia , que é espetacular . N li ainda Gabriela , mais desejo lê-la .

Deixe um comentário