A Insustentável Leveza do Ser – livro de Milan Kundera



Autor: Milan Kundera
Editora: Companhia de Bolso
Compre no Submarino

Livro A Insustentável Leveza do SerO livro “A Insustentável Leveza do Ser” foi publicado pela autora Milan Kundera em 1984. A narrativa tem como cenário a Tchecoslováquia, do período conhecido como a Primavera de Praga (de 1968 a 1990), em que o país foi ocupado pela extinta União Soviética. A história do livro gira em torno de quatro protagonistas: Tomas é um respeitado médico e cirurgião de Praga que ama Tereza, mas é amante de Sabina. Essa, por sua vez, é uma artista plástica que é amante do médico e de Franz, um professor e intelectual suíço.

Logo no início, Tomas conhece Tereza numa pequena cidade da Boêmia (parte ocidental da República Checa). Mal tinham passado uma hora juntos e ela resolve reencontrá-lo, dez dias depois, na capital (Praga), para viver o romance (o livro explica neste ponto que ela teve febre e ele, “um inexplicável amor”). Uma semana depois, a moça vai embora e Tomas fica sem saber se deveria ir atrás dela na pequena cidade, pensando se “seria melhor ficar com Tereza ou continuar sozinho?”.

“...deitar-se com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes, mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumeráveis de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)”.

Como ter certeza não é algo muito fácil nesta vida, Tomas repete para si o provérbio alemão que diz ‘Uma vez não conta, uma vez é nunca’. Porém, fica em dúvida se chamar ou não Tereza para morar consigo seria realmente a questão principal ou se o que sente é realmente amor ou apenas uma paixão passageira. É nesta encruzilhada entre “fazer amor” e “compartilhar o sono” que Tomas e Tereza se conhecem, crescem juntos (casam) e vão melhorando seu relacionamento. Porém, este casamento tem algo de nefasto e sórdido: Tomas é amante de Sabina.

No aspecto histórico, a situação política da Tchecoslováquia é constantemente demonstrada no livro “A Insustentável Leveza do Ser”, desde a dominação soviética até as repressões. Já no aspecto filosófico, Kundera traz muitos conceitos da filosofia, como os pensamentos de Parmênides e pautado em muitas ideias do existencialismo de Sartre.

Além disso, traz também uma forte carga psicológica, pois Tomas era um homem boêmio, bem sucedido e livre, até conhecer Tereza, que por sua vez, é uma mulher criada em um ambiente inóspito, mas que não deixou as adversidades da vida forjarem seu caráter. Já Sabina é uma mulher que não cria vínculos emocionais, traz consigo uma liberdade de expressão e de sentimentos pouco comum às mulheres da época.

Basicamente, o livro “A Insustentável Leveza do Ser” não é apenas um romance comum. Ele traz consigo inúmeros momentos eróticos, além de uma carga histórica e filosófica altamente elevada. De maneira alguma o livro personifica um romance ideal, com amor entre um casal (aparecem diversas situações em que Tomas comete o adultério).

Filme A Insustentável Leveza do Ser

O livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Philip Kaufman e lançado em 1987. Conta com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin nos papéis principais.

Livros
Comentários fechados