Kardec | A Biografia – livro de Marcel Souto Maior



Autor: Marcel Souto Maior
Editora: Record
Compre no Submarino

Livro "Kardec", de Marcel Souto MaiorUm dos maiores expoentes da doutrina espírita no Brasil e responsável por transformar o país no maior do mundo em seguidores desta religião, Allan Kardec é retratado nesta biografia do jornalista Marcel Souto Maior. O livro é resultado de muitas pesquisas, que mostra um perfil bastante revelador de quem foi Hyppolyte León Denizard Rivail (nome de batismo de Allan Kardec), que é considerado o pai da doutrina espírita, que tem milhões de adeptos no mundo todo atualmente. Entre as várias coincidências do livro, a data de nascimento do autor já é bastante sugestiva. Marcel nasceu no dia do nascimento de Chico Xavier, outro expoente desta doutrina e também no no mesmo dia do enterro de Alan Kardec, que morreu dois dias antes. Kardec morreu aos 64 anos, na cidade de Paris, enquanto empacotava livros e organizava alguns documentos em seu apartamento, onde vivia com a esposa, Amélie.

O livro levou cerca de um ano para ficar pronto, entre a redação e as pesquisas, o que lhe dá um status de obra qualificada, pois foi pautado em muitos estudos sobre quem foi Alan Kardec. Um dos pontos que mais impressionam na biografia de Kardec é a constante inquietação que a fé e a ciência causavam nele. Outro ponto bastante interessante diz respeito ao fato de que no início, Allan Kardec acreditava de maneira fanática que o materialismo só traria prejuízos para a humanidade. Porém, após descobrir diversas farsas de pessoas nas quais ele acreditava, baixou um pouco a guarda. Desta forma, começou a pregar junto com o espiritismo, a caridade, que segundo ele sem esta, não existe salvação.

Além disso, na biografia é constantemente relatado o lado humano, imperfeito de Allan Kardec, que em momento nenhum de sua vida se colocou como alguém mais ou menos importante. Admitiu durante toda a sua vida suas imperfeições e a busca por melhorá-las, já que progredir e se tornar melhor é um dos pilares do espiritismo.

Uma das maiores e mais importantes publicações do espiritismo, o “Livro dos Espíritos” onde Kardec retrata sobre assuntos como morte, vida e reencarnação também é retratado na biografia. Este livro de Kardec é considerado por grande parte dos seguidores da doutrina como sendo a obra fundadora do espiritismo, que ajudou a propagar esta doutrina pelo mundo, já que vendeu milhões de cópias. Além deste, o “livro dos médiuns” de kardec também é mencionado na biografia por sua grande importância tanto didática e espiritual, quanto como propagadora da doutrina.

Diversos pontos da biografia de Allan Kardec impressionam, afinal a vida de um cético que se transformou na maior referência da doutrina espírita traz muitos momentos de tristeza e de alegrias, numa constante tensão entre o que é palpável e o que escapa a nossa visão. Conhecer um pouco mais sobre a história deste grande líder, orador talentoso e de grande poder de persuasão, faz você enxergar o mundo com outros olhos. Marcel Souto Maior retratou com bastante fidedignidade toda a obra de Kardec e revelou um pouco mais da história e da personalidade deste grande líder.

Livros
Sem comentários para “Kardec | A Biografia – livro de Marcel Souto Maior”

Deixe um comentário