Marley & Eu – livro de John Grogan



Autor: John Grogan
Editora: Prestígio
Compre no Submarino

Livro Marley & EuMarley & Eu é a história da vida de John e Jenny com este cachorro endiabrado. John Grogan é um jornalista sessentão, colunista do Philadelphia Inquirer. Foi editor-chefe da revista Organic Gardening e trabalhou como repórter, chefe de redacção e colunista em vários jornais americanos. Logo após o casamento com Jenny, com quem teve 3 filhos, comprou Marley, um cão labrador que chegou aos 43 quilos e deu muito, mas muito trabalho para o casal.

Achei um exemplar dando sopa agora no Natal e resolvi ocupar o tempo entre o tender e o chester, já que não havia levado nenhum dos meus livros para terminar. Nunca tive animais de estimação nem tenho grande afinidade com animais, por isso me surpreendi ao ver na capa do livro que era o primeiro da lista do The New York Times. Não é que o livro é mesmo bom?

Nada de literatura, filosofia, livros marketeiros, português acadêmico ou qualquer semelhança com qualquer coisa que estou aconstumado a ler. Um livro-depoimento, super bem-humorado, sobre… um cachorro.

John e Jenny moravam na Califórnia quando se casaram e compraram uma casa, que parecia grande e triste. Como ambos tiveram animais de estimação na infância, resolveram ter um cachorro para aprender juntos a cuidar de algo antes de ter filhos, já que Jenny não tinha talento para plantas e havia afogado uma planta que ganhou de John.

Compraram Marley, um cachorro genioso, enérgico e indomável, que comia todo tipo de objeto da casa, além de quilos de ração e mais tarde os brinquedos das crianças. Tentaram de tudo, até uma escola de boas maneiras para cães, de onde Marley foi expulso.

Um dos muitos capítulos divertidos do livro conta sobre a praia dos cães, último reduto da Califórnia onde os donos podiam passear com cães na areia sem serem multados (há leis nos EUA para inibir a falta de educação dos donos). Com um rígido código de conduta, os donos evitavam deixar seus cães se aliviarem na areia para manter a praia limpa e selvagem. Marley bebeu tanta água do mar que não só se aliviou na água do mar, como também devolveu quase tudo que bebera, matando John de vergonha frente aos outros donos de cães. A descrição da situação pelo autor é hilária…

Outro episódio destaca a mudança da família para o Michigan, estado americano que faz divisa com o Canadá e tem um inverno rigoroso. Além do atraso da neve, que não chegou para o Natal, frustrando as crianças, John conta algumas da peripécias de Marley na neve, já mais velho e menos enérgico. No mesmo capítulo, a surdeza seletiva de Marley é outra passagem memorável.

Marley & Eu é um livro para quem quer ler algo suave e divertido. É também um bom desestressante!

Livros

19 comentários para “Marley & Eu – livro de John Grogan”

  1. Marilia Santos says:

    Amo livro Marley e Eu! É um dos livros mais maravilhosos que já li, uma verdadeira lição de amor e amizade pelo cãozinho…

    Marley e Eu é tudo de bom!!!

  2. Veronica says:

    Onde eu faço o download do livro Marley e EU?

  3. Luciana says:

    amoo o livro e o filme de marley & eu……..
    é uma historia muito linda e emocionante

  4. Nathy Trindade says:

    jáh vii o filme e me emocioneii … ñ vejo a hora de começar ler o Livro ^^

  5. gabriely says:

    eu amo marley e eu o livro em omenagem ao marley o nome do meu cachorro é marley mas me arrependi ele é muito mas danado que o marley ele também é um labrador

  6. Nomejulia says:

    cara chorei muitoooooo

  7. thayna says:

    tenho 13 anos quando creser vou ser veterinaria e vou ter um pet shop choro muito quando asisto esse filme mas nao me canso de assistir tenho um york shire q chama mini quando vou assistir o filme ela assisti comigo e ela gosta do marlei thambem tchau ass thayna

  8. thayna says:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmoooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooo mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrlllllllleeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii

  9. bia says:

    dimazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    não
    vejo a hora de comprar um pra mim que fofo
    esse marley é tao lindo eu amo cachorros principalmente os
    dos livros eu ammmmmmmmmmmmmo o mmmmmmmmmmmaaaaaaaaarrrrrllllleeeyyyy

  10. jacqueline says:

    e fofo de mais o cachorro e lindo

  11. Cici says:

    Na frente da minha casa tem uma biblioteca e eu vou pegar o livro para ler.

  12. TALYTA says:

    EU VOU COMPRAR O LIVRO

  13. cassyane says:

    eu tenho esse livro e acho ele lindo

  14. liliana says:

    Esse livro e bom e interessante porque ele ensina que animais são importantes!tipo se vc estiver sozinho sem ninguem pra conversar e o seu cãozinho sempre vai estar lá do seu lado e vc vai poder falar o que vc sente pra ele mesmo que vc se ache um bobo(a) mais fale porque mesmo ele não entendendo o que vc esta falando não interessa mais mesmo assim ele vai esta lá pro que der e vier porque eles tambem tem sentimentos tipo um filhotinho de quando vc vai para escola ou trabalhar ele vai chorar com saudades de vc é isso quer dizer que ele te ama!e se vc que não gosta de cães pelo menos tente porque eu acho que se vc ser amigo(a) pode ter certeza que eles nunca te deixara sozinho(a)

  15. liliana says:

    eu sou veterinaria e um dia eu achei um podlle toy numa caixa ele estava todo encolhido dentro da caixa e quando eu peguei ele e trouxe ele pra minha casa eu vi que ele so tinha 3 patas eu fiquei muito triste,neste dia ele tinha mais ou menos 1 mês e agora ele tem 1 ano é ele ja se adapitou com o problema dele é eu coloquei o nome dele de marley porque ele e muito bagunçeiro mesmo com 3 patas ainda bem que ele superou bastante parece que ele tem patas como outros cães!!!bjs gente……

  16. ELISA says:

    AMMMMMMOOOOOOOOO

  17. Shara says:

    Gostei muito do livro marley e eu
    Foi um dos livros que mais tenho
    Vontade de ler .
    ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEIII
    ★♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥★♥♥♥♥♥♥♥♥ ★