O Canto da Sereia – livro de Nelson Motta



Autor: Nelson Motta
Editora: Objetiva
Compre no Submarino

O Canto da SereiaRomance escrito pelo brasileiro Nelson Motta, "O Canto da Sereia" narra o mistério por trás da morte da rainha do axé baiano, Sereia, uma mulher sedutora e amada pelo público, mas que foi morta em cima de seu trio elétrico em plena terça-feira gorda, deixando para o cômico investigador Augustão descobrir o que levou a estrela a ser assassinada.

Descrito como um 'Noir baiano', o livro trás uma percepção totalmente nova do gênero policial, primeiramente pelo cenário onde a história se passa, nada menos que as ruas de Salvador em pleno Carnaval, e ainda mais por suas personagens, que nada possuem em comum com os típicos trejeitos brutos e sombrios da maior parte do gênero.

Tudo começa quando Sereia Maria de Oliveira, uma bela aspirante a cantora, esbarra por acaso no produtor Paulinho de Jesus ao sair de um terreiro de candomblé  fascinado pela beleza da moça, Paulinho vai até o bar onde Sereia cantava e a oferece uma proposta de estrelato, alegremente aceita pela cantora. Anos depois, Sereia tornou-se um dos maiores nomes do axé baiano, com legiões de fãs e shows lotados,porém, justo na terça-feira gorda, a diva é assassinada bem em cima do trio elétrico, deixando a pergunta: Quem matou Sereia?

A partir de então o segurança de Sereia e detetive particular Agostinho Matoso, mais conhecido como Augustão, começa uma incansável busca pelo assassino da estrela, claro que ás custas de muita música baiana, sexo e drogas.

Minissérie "O Canto da Sereia"

No próximo dia 08/01, terça-feira, a Rede Globo de TV irá começar a transmissão da minissérie de quatro episódios baseados no livro "O Canto da Sereia" de Nelson Motta. A produção, assinada por George Moura, Patrícia Andrade e Sérgio Goldenberg, terá a atriz Ísis Valverde como a diva Sereia, Marcos Palmeira como Detetive Augustão, Margareth Menezes como Delegada Pimenta e Camila Morgano como Mara, a empresária e namorada de Sereia.
A minissérie será transmitida após o reallity show Big Brother Brasil no canal Globo.

Livros

56 comentários para “O Canto da Sereia – livro de Nelson Motta”

  1. Dairan da Silva Lima says:

    Por que não trocar de horário? O canto da sereia mais cedo e esse BBB mais tarde.Quem dá aulas como eu, chego cansada e gostaria de assistir algo mais emocionante e não assistir um monte de gente falando tudo ao mesmo tempo, ética zero. Não sei como um apresentador do porte do Bial se sujeita a um troço desses. Eu me sujeito a muita violência em escolas, mas penso que pode ser por uma boa causa, mas BBB prá que?

  2. Ivete says:

    Gostei muito, narrativa em flash back, assim o telespectador irá montar tbém o quebra-cabeça do assino, a partir de pistas, e além disso na ficção podemos analisar o perfil de cada suspeito. Adoro isso.

  3. Cristiane Alves says:

    Pena mesmo não ser mais cedo, mas estou adorando a minissérie, gosto desse perfil que é:investigativo, suspense total e aí é onde descobrimos até onde vai o limite das pessoas, o que são capazes de fazer.

  4. IRON JUNIOR says:

    A MINISSERIE E OTIMA PENA QUE ANTES TEM ESSA DROGA DE BBB 13 QUE NAO SERVE PARA NADA UM MONTE DE GENTE SEM GRAÇA NADA DE CONTEUDO PARA ACRESCENTAR E CA PARA NOS ESSE BBB E TUDO ENGANAÇAO TUDO COMBINBADO AFFF…

  5. sil says:

    Vale a pena esperar para ver…a minissérie está linda!A Isis nem parece ser mineirinha ,convencendo bem como baiana.:}

  6. goretti dias says:

    maravilhosa essa minissérie.. só que deveria ser antes do BBB, pq essa porcaria de BBB, é um BBB!

  7. JEssica says:

    Sou muito mais que passasse o Canto da Sereia antes do BBB =/ maaas vou tentar assistir na proxima semana.
    e com certeza quero comprar o livro !!!! se alguem que é fã de leitura como eu, e quer compartilhar as historias: jessica.seg@bol.com.br < email
    @jeessiicacp <instagram

  8. Ramalho says:

    Caramba, essa série está prometendo muito!

  9. Hellen says:

    Também acho uma sacanagem esse BBB que não acrecenta em naaada passar antes de uma minisérie tão boa…coisa da globo para manter a audiência desse programa sem graça e decaído.
    A minisérie está perfeita, adoro essa coisa de flash back, dá suspense e vontade de não parar mais de assistir…Acho que a globo deveria investir mais em séries assim….seriados com temporadas…seria maravilhoso.

  10. cleneide marques says:

    Assisi à estréia desta minissérie e achei muito boa! Só espero que no último capíítulo seja mesmo revelado quem é o assassino e não deixar o mistério no ar, para que cada telespectador tire sua conclusão.Assim é sem graça, pois as pessoas ficam na grande expectativa,concordam?!

  11. Vania Freitas says:

    Gostei da minissérie. A história é boa. Adoro o Marcos Palmeira !!!! O maior problema realmente é o horário…Acho que o BBB já deu !!!!

  12. aline says:

    eu to adorando essa istoria..

  13. Raphinha punk HC Anarcopunk. says:

    o q me intriga é q a globo gasta tanto pra azer esse BBB,gasta com akela ksa,gasta com festas,e gasta milhões de reais dando pra keles infames q so kerem se amostrarem na tv,e ainda fica pedindo ajuda do povo pro criança esperançpa..aff vamo comperar nhé globo…

  14. Leondira says:

    Apoio a ideia de mudar de horario, deveria ser antes desse BBB, que num tem nada que se aproveite…
    Essa minisserie é tudo de bommmmm

  15. JOSY says:

    NÃO CONSIGO ASSISTIR É MUITO TARDE DEVERIA SER MAIS CEDO,SO VOU ASSISTIR QUANDO ESTIVER EM DVD…INFELISMENTE

  16. marcus says:

    A red globo ta perdendo grande audiencia, pois o BBB não da nehuma audiencia para a globo, basta olhar o IBOPE para ver, eu não concordo com o horário mais assisto. Já sobre a miniserre eu acho quem mato a sereia foi o governador.

  17. paula says:

    Concordo com todos vcs… todas as minisséries são boas, mas o horário não ajuda… estou fascinada com a produção, a Isisi é de um talento incontestável e tudo que tem assinatura do Nelson Mota eu assino embaixo… Bom demais…

  18. Maria says:

    Concordo com todos no que diz respeito ao horário e a qualidade do Programa BBB. A Globo tem apresentado boas e ótimas minisséries, aliás deveria aumentar o número de minisséries, no lugar de novelas que se prorrogam sem necessidade, com conteúdo repetitivo, prejudicando inclusive a qualidade dos bons atores. Um exemplo, é a novela Salve Jorge. Tantos atores bons em papéis tão pobres e sem expressão.

  19. Alcilene says:

    Gente adorei todos estes comentarios tudo verdade, que pena que a globo gasta tanto dinheiro para oferta de brinde para os candidatos do bbb,com tanta gente precisando no mundo ,mais infelismente a midia quer peito e bumbum na tv.

  20. Maureli Costa says:

    Melhor se fosse exibido mIAIS CEDO.BBB ´ninguém merece.

  21. Cica says:

    o final é diferente do ivro, hellooooooo

  22. Danielle says:

    Gostaria q fosse antes do BBB…

  23. Tamara says:

    Tudo o que comentaram a respeito é verdade, que pena que a globo gasta tanto dinheiro para oferta de brinde para os candidatos do bbb,com tanta gente precisando no mundo ,mais infelizmente a mídia quer peito e bumbum na tv.

    Eu concordo em trocar o horário fora que tem crianças que ainda estão assistindo o BBB. que pouca vergonha.

  24. Patricia says:

    Tomara que seja o ultimo BBB, porque isso já deu o que tinha que dar ,a mini serie é muitissimo boa e foi terrivelmente prejudicada por causa do avançado da hora. Queria muito ter assistido ela toda mas não consegui; que pena!!!!

    • Sonia Angeli says:

      OI Patricia desculep descordar de voce, mas as cenas sao muito fortes, é como se estivessemos colocando um video proibido para menores! Concordo nao gostar do BBB tudo que passa de 3 ou 4 perde a graça! Podiam colocar uma repetiçoes da Grande Familia, Tapas e beijos e tals….

  25. Lílian says:

    Eu também gostei muito da minisérie, porém perdi os primeiros capitulos, depois que acabar, bem que a globo podia passar de novo, e em um horario mais cedo, nèérh?!?!
    Também não gosto de BBB.

  26. Cosme says:

    Muito boa microssérie, uma boa estória, hoje é o último capítulo, duro é ter que aturar o BBB13 antes, mas eu fico na internet até começar, me recuso a assistir essa chatice de Big Brother, já deu! Tenho minha versão para o final. Ela soube que tinha um tumor no cérebro e tinha pouco tempo de vida, decidiu contratar alguém para matá-la em pleno trio elétrico, no carnaval, tomara que eu esteja errado mas pra mim é isso!

  27. Cosme says:

    Boa estória, a Isis e o Marcos estão muito bem, realmente o horário é de doer, ter que aturar o BBB antes, o jeito é mudar de canal e aguardar o início, vale a pena esperar. Tenho minha versão sobre o final, tentei escrever aqui, mas não postaram, fazer o quê, né?

  28. Nelson says:

    Espero que o final da minissérie seja diferente do final do livro. No livro o final é trágico e triste, realmente impactante. Fazer um final diferente no seriado daria um excelente resultado. Parabéns a todos que contribuíram para esse maravilhoso trabalho. Só para deixar registrado, eu mudo o canal enquanto passa o BBB e só volto para assistir “O Canto da Sereia”.

  29. Renata Machado says:

    A Isis Valverde mais uma vez arrebentando, super sensual e nada de vulgaridade. Seria perfeito se a série não fosse tão micro, e sim mini. Ai sim, daria para disfrutar muito mais desse projeto fabuloso! O que é Camilla Morgado nesse papel de lésbica??! Puro talento!
    Estou amando!!

  30. Sonia Angeli says:

    Parabens pelo horario certissimo que estao exibindo a Minisserie, as cenas sao bem picantes. Nem sempre conseguimos controlar o que nossos filhos assistem! Quanto a trama está dando muito mais audiencia que a novela Salve Jorge….pena que sao apenas 4 capitulos! Ja encomendei o livro de Nelson Mota, é uma reliquia que quero guardar em casa! Parabens a direçao, produçao e elenco!

  31. cadu says:

    Acabei de ver o ultimo capilulo do CANTO DA SEREIA!!! A ASSASSINA ou melhor o assassino foi (SÓ LOVE)o fá que tinha adoração por ela ,porém ja sabia ele não me enganou….

  32. Delisangela says:

    Amei a minissérie, trabalho no período noturno, e mesmo assim consegui assistir toda trama, não poderia deixar de assistir algo tão interessante! e já estou louca p/ comprar o livro também. Parabéns a Rede Globo por ter nos proporcionado algo tão maravilhoso!

  33. Germana Correia says:

    Não consegui assistir a Minisserie porque é muito tarde mesmo, mas, para quem consegue ficar acordado até ela passar não precisa assistir o BBB não, mude de canal, faça brigadeiro ou leia um livro até lá……….concordo que é muito ruim mesmo, mas com um pouco de criatividade , temos outras opções além de estarmos fazendo a boa ação de fazer parte daqueles que não assistem a este COMBINALITY show!!!!!!!!!!!

  34. Thailana Tavares says:

    BBB faz sucesso pq a maior parte da população Brasileira é ignorante, e essa maioria é telespectadora desse programa. Fora isso, nada de cultura.
    Nem tudo o que faz sucesso é bom e interessante. Pode ser só resultado de alienação. Por isso que tá na 13ª edição.

  35. Diego Nogueira says:

    Concordo com você Renata Machado .. Isis Valverde e Camila Morgado sempre superando as expectativas, assim como Gabriel Braga Nunes .. Nossa, são demais !

  36. Robéria says:

    Adorei a minissérie que pena que era em 4 capítulos, poderia ser uma novela…..
    Melhor do que essa BESTEIRA de BBB que já deu o q tinha que dar e não tem mais graça, mais fazer o quê se ainda tem gente que gosta de assistir esse tipinho de programas se é que isso pode ser chamado assim.
    Pra falar a verdade quando terminava a novela “Salve Jorge” eu desligava a TV e só ligava na hora de assistir “O Canto da Sereia”. Vou procurar ler o livro, gostei muito da historia!

  37. carolayne says:

    legal…gostei da minisserie,muito suspensse,muito misterio
    parabens aos produtores,muito bom
    bjao para os atores e um abraço….vlw
    parabens…

  38. mariana says:

    eu adoro o livro o canto da sereia o livro me espira muito

  39. Luziene Bandeira de Melo says:

    Ao nos permitir o cenário de contrastes formativos intrínsecos composicionais da história e/ ou na história, possa ser que os personagens reais tenham ousadamente ” sido ” do sexo oposto a sereia principalmente ! Mas então qual teria sido o artista no Brasil ? Em que estado ocorreu a história ? E, em que década ?
    Parabéns a equipe global, os autores e atores, é um retrato fidedígno da reality situação cultural de formação de nosso povo no tangente à todos os elementos da trama… E, nos permite avaliar cada esfera expressa na história deste autor.

  40. Tania Nunes says:

    Concordo com Dairan. Gostaria que emissoras como a Globo valorizasse mais em sua programação a cultura. Pensem na educação desse país e o quanto essa rede de comunicação se faz de exemplo ao invadir nossas casas. Sou professora e vejo meus alunos a repetirem bobagens e bobagens que poderiam ser substituídas por algo mais instrutivo e menos alienante.

    SUGIRO A REPRISE DA MINISSERIE, em face do horário perdi um capítulo. Isso antes de ser vendida pela Globo Marcas.
    Parabéns aos idealizadores e aos artistas.

  41. Ores says:

    Ahh, bem feito pra globo.. u_u nunca que o Coldplay iria aceitar tocar num proamga desses.. ac.ac alem do que, le1 dentro ninguem merece eles povinho nogentinho aquele viu? e9, ainda bem que eles se3o sensatos . ^_^

  42. Nanda says:

    Como faço pra ler esse livro???

Deixe um comentário