Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

O Retrato de Dorian Gray – livro de Oscar Wilde

Dorian GrayEscrito pelo famoso poeta e escritor irlandês, Oscar Wilde, “O Retrato de Dorian Gray” foi publicado por volta de 1890, mesmo assim o livro atualmente ainda é considerado uma das mais importantes obras literárias da língua inglesa. No livro nós conhecemos o jovem e puro Dorian Gray, que após ser retratado em uma pintura em tamanho natural por seu grande amigo Basil Hallward, percebe a efemeridade de sua beleza e juventude, deprimido com a conclusão, o jovem chega a prometer até sua alma, para que a pintura envelheça em seu lugar.

O livro narra a história de Dorian Gray, um jovem inglês de 17 anos dono de uma beleza incontestável, que encantava a qualquer um que estivesse em sua presença. Durante muito tempo, Dorian via os elogios que recebia, principalmente aqueles vindos de Basil Hallward, como palavras exageradas vindas de um estimado amigo. Sem ter consciência de sua própria beleza, o ingênuo Dorian só toma conhecimento da mesma ao ver o retrato que Basil havia pintado para ele. Com o choque ao ver sua própria beleza refletida tão perfeitamente no quadro, e perturbado pelas teorias hedonistas proferidas por seu novo amigo, lorde Henry Wotton, Dorian se entristece ao pensar que enquanto ele envelhece a cada hora, seu quadro estará sempre mostrando sua jovial beleza e roga aos céus para que ele nunca envelheça e toda a ação do tempo sobre ele, além dos pecados que cometesse, fosse transferida á pintura.

Após esses acontecimentos, Dorian distancia-se de Basil e começa a passar mais tempo com lorde Henry, que o convence por meio de seus discursos hedonistas que prazeres imediatos e desejos realizados são mais válidos que virtudes e morais, transformando o antes ingênuo e puro Dorian Gray em um homem que busca apenas o que satisfaça seus prazeres momentâneos, o que fica bem claro quando apaixona-se por uma jovem atriz e logo após um ato impensado dela, a abandona. Quando vê seu retrato depois de deixar a moça, o jovem percebe que sua expressão na pintura tornou-se dura e cruel, realizando o pedido que Dorian fez em forma de graça ou maldição, a partir daquele momento, o jovem Dorian Gray nunca mais envelheceria, seu retrato o faria em seu lugar.

Recebido com um olhar de critica pela sociedade moralista, Oscar Wilde foi considerado um entusiasta da decadência literária da época, recebendo duras retaliações em questão da obra. Com uma linguagem um pouco mais rebuscada e formal, “O Retrato de Dorian Gray” é quase um ensaio sobre moral e justiça, temas que são amplamente discutidos pelos personagens do livro.

Curiosidades

“O Retrato de Dorian Gray já obteve diversas adaptações cinematográficas e teatrais ao longo dos anos, atualmente, a versão mais conhecida da obra é o filme de mesmo nome que foi lançado em 2009, com direção de Oliver Parker e elenco composto por Ben Barnes, Colin Firth, Ben Chaplin e Rachel Hurd-Wood.