Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

O Símbolo Perdido – livro de Dan Brown

O livro ‘O Símbolo Perdido’ é o quinto livro de ficção do escritor Dan Brown, que já conquistou fãs em todo o mundo por suas obras repletas de mistérios, simbologias e muito suspense. Depois de sucessos como os livros ‘O Código da Vinci’,  ‘Anjos e Demônios’ e ‘Inferno‘, Dan Brown aborda um tema polêmico e que, ao mesmo tempo, desperta a curiosidade de muitas pessoas: a maçonaria. Na obra, o significado de várias simbologias, bem como ilustres maçons são citados, assim como os fundadores da irmandade mais famosa do mundo.

Apesar do sucesso que o livro ‘O Símbolo Perdido’ teve desde o seu lançamento ele foi cercado de polêmicas. Mesmo com mais de 2 milhões de vendas, o que mais chamou a atenção no lançamento, em 2009, foi um processo por um suposto plágio, que foi movido por dois historiadores britânicos, Richard Leigh e Michael Baigent, que acusaram Brown de ter se apossado e copiado toda a estrutura básica de um livro que foi publicado em 1982, intitulado de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada.

Robert Langdon, o famoso simbologista de Harvard, está mais uma vez no centro de toda a trama. Com seu jeito único e sua inteligência cativante, Langdon garante um livro que prende qualquer um a leitura. A história se inicia com um convite de Peter Solomon, que era seu amigo, para palestra em Washington. Langdon viaja até a capital dos Estados Unidos, mas ao chegar lá, depois de entrar no palco para a suposta palestra,  descobre que tudo aquilo foi armado e o objetivo era  atraí-lo até o local  para iniciar uma caçada por um  portal místico, que tornaria possível a Apoteose (tornar-se uma espécie de Deus).

Neste cenário, Robert Langdon se vê desta maneira forçado a colaborar com Mal’akh, o vilão que gerencia e controla todos os passos do nosso protagonista, para que ele consiga decifrar o segredo da Pirâmide Maçônica e consiga o poderosos acesso ao poder, que era citado pelas lendas dos antigos mistérios. Para conseguir manter o controle sobre Langdon, Mal’akh sequestrou seu amigo Solomon, deixando desta maneira, o simbologista sem saída. Para auxiliar Robert Langdon a sair desta situação, Katherine, uma pesquisadora da ciência noética, um novo ramo que estuda as relações espirituais do ser humano, resolve o ajudar.

Numa corrida contra o tempo, no intuito de salvar Solomon, os dois saem para juntos, decifrar os segredos milenares que são escondidos na pirâmide da maçonaria, ficando cada vez mais próximos do grande Símbolo Perdido, que eles sabem ser uma palavra que daria ao homem um poder sobre humano. A corrida contra o tempo é repleta de estudos simbólicos e conhecimentos históricos, que revelam um pouco mais da maçonaria e seus segredos guardados a sete chaves.

Repleto de emoção e suspense, livro ‘O Símbolo Perdido’ é mais um dos grandes sucessos de Dan Brown, que consegue cativar seus leitores com seu jeito único de escrever e que fazem seus livros serem amados por todo o mundo.

Sandro Lenzi