Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

Pé Na Estrada – livro de Jack Kerouac

On The Road livroPublicado em 1957 e escrito por um dos maiores representantes da geração beat da literatura, o norte-americano Jack Kerouac, “Pé Na Estrada” retrata autobiograficamente, as experiencias que o próprio escritor teve durante os sete anos em que viajou pela Rota 66, que corta uma ponta à outra dos EUA, acompanhado por seu amigo Neal Cassady (que na obra é retratado como o carismático Dean Moriarty) buscando livrarem-se do conforto e da monotonia da vida urbana e mergulhando de cabeça na liberdade total da estrada.

Na trama, conhecemos o jovem Sal Paradise, que após a morte de seus pais, vive em Nova Jersey com sua tia, onde se dedica à tentar escrever um livro. Sal é inteligente, carismático, bonito e costuma ter muitos amigos, e por meio destes, acaba conhecendo o alucinante andarilho Dean Moriarty, que passa seus dias a zanzar de um lado ao outro do país em busca de experiencias de liberdade. experienciasCompartilhando vários interesses, Sal e Dean tornam-se grandes amigos e juntos dão inicio à jornada que depois de sete anos já teriam atravessado os Estados Unidos pela famosa Rota 66, que corta o país de Leste à Oeste, mais de uma vez e deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa história que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento.

Escrito de forma rápida e continua, Jack Karouac aformava que havia escrito “Pá Na Estrada” em apenas três semanas ao encher-se de café e, segundo terceiros, substâncias ilícitas. Escrito todo em uma máquina de escrever e em papel manteiga recortado e colado para que ele não precisasse mudar as folhas e interromper o lampejo frenético de ideias. Quando o entregou para a editora, foi necessário muitos ajustes a fim de ganhar “sentido” e ser aprovado para a publicação, pois Kerouac não se preocupou com a estrutura das frases, parágrafos e a gramática, apenas escreveu.

Uma obra fantástica sobre conhecimento de si mesmo e do meio externo, “Pé Na Estrada” marcou a época de seu lançamento, embrenhando-se no pensamento da juventude ansiosa por liberdade e chocando o conservador meio de vida que estava instalado no cotidiano norte-americano, muito recomendado para quem gosta de viajar sem nem mesmo sair de casa, pois apenas ler esta obra já levara o leitor para junto dos personagens em meio à liberdade da estrada.