Vinho & Guerra – livro de Petie e Don Kladstrup



Autor: Petie Kladstrup e Don Kladstrup
Editora: Jorge Zahar
Compre no Submarino

Vinho & Guerra - Petie e Don KladstrupO casal Don Kladstrup e Petie Kladstrup descreve neste livro um ponto de vista inusitado sobre a II Guerra Mundial. Entusiastas do mundo dos vinhos, pesquisaram e descobriram dezenas de histórias de famílias francesas que foram pilhadas durante a invasão nazista à França entre 1939 e 1945, mas que souberam preservar das mais diversas maneiras o maior patrimônio cultural da França: seus vinhos.

A narrativa do livro é muito leve e gostosa de ler, é um livro em que se lêem 50 páginas numa empreitada só, sem cansar. Cada capítulo abre novas perspectivas e os personagens (reais) que fizeram parte da história do século XX.

Paredes construídas em adegas, armários em frente à escadas e vinhos enterrados são alguns exemplos da criatividade francesa na incomum guerra pelo vinho. Quando se ama muito alguma coisa, nem um nazista armado até os dentes é capaz de te fazer desistir!

Por várias vezes os franceses correram riscos, como na ocasião em que enviarem aos alemães sobras de fermentação como vinho de qualidade, já que os "bárbaros bebedores de cerveja não merecem bom vinho". Esta é uma das muitas histórias de Guerra & Vinho. Na caçada pelas melhores safras de Bordeaux e Borgonhas ao longo da França, o casal Kladstrup conseguiu resgatar a memória e o orgulho dos franceses que fizeram de tudo para salvar das garras do führer seus melhores vinhos - infelizmente nem sempre tendo sucesso.

Com muitas passagens tensas e algumas divertidas, este livro é um achado para quem aprecia vinhos, história da guerra e um jornalismo investigativo de categoria.

Livros
Sem comentários para “Vinho & Guerra – livro de Petie e Don Kladstrup”

Deixe um comentário