Vitória na XXV – livro de Hermes Machado



Autor: Hermes Machado
Editora: Scortecci
Compre no Submarino

Vitoria na XXVEnviado por Vasco Canabarros - O livro "Vitória na XXV" apresenta um lugar vibrante que outrora fora palco para um rio de grande valia. O autor Hermes Machado se refere ao rio Tamanduateí que teve seu curso desviado dando lugar a rua mais famosa do Brasil, a Rua 25 de Março, que no passado atendeu pelos nomes de Rua das Sete Voltas e Rua da Varzea do Glicério.

Ao retratar as dificuldades que uma jovem de família de migrantes do nordeste encontra para alcançar estabilidade material e espiritual na cidade de Santos, desembarca em São Paulo onde tenta seu grande golpe de sorte. O autor não poupa de criatividade para fundir o real com o fantástico trazendo para o enredo personagens como o Gênio e a rainha Vitória em meio a mais de setenta personagens, todos com sobrenomes alusivos ao litoral. João Siri, Maria do Mangue, Américo Maré e solemar Salgado são apenas alguns envolvidos em conluios, falcatruas e perseguições contra Joana, a personagem protagonista.

Santos, Rua 25 de Março e cidades do Líbano como Nabattiyeh, Jbeil e Biblos são cenários onde discorre a trama enigmática de "Vitória da XXV", um livro com tempero abrasileirado, que traz na escrita, ora dramática ora irônica, seja na narrativa ou na prosa.

Livros, Resenhas dos Leitores
Comentários fechados