O Perfume – livro de Patrick Süskind



Autor: Patrick Süskind
Editora: Bestbolso
Compre no Submarino

O PerfumeEnviado por Guilherme Lopes da Silveira"O Perfume" foi escrito por Patrick Süskind, considerado uma das mais retraídas personalidades da cena literária alemã. Lançado em 1985, foi seu primeiro livro de sucesso, apesar de algumas outras obras menos conhecidas terem sido escritas e publicadas anteriormente.

Jean-Baptiste Grenouille é uma pessoa abençoada: possui uma capacidade olfativa extrema. Mas é também uma pessoa desgraçada: não possui cheiro. Nascido numa bancada onde a mãe, que seria morta semanas depois por infanticídio, vendia peixe, Grenouille vem ao mundo em meio à podridão. Sem ter nenhum vínculo de afetividade com o mundo, seu maior sonho é ter um cheiro próprio. Depois de arranjar um emprego como aprendiz de perfumista, Jean-Baptiste descobre meios de fazer seu próprio perfume.

Narrando a França do século 18, Süskind capta a essência de como a sociedade se organizava e interagia naquela época, retrata de forma tal que é capaz de sentirmos a atmosfera e a sujeira de todas as cidades passadas. Consegue, também, compor toda a animalização do personagem ao dosar ou exagerar em suas palavras.

Em 2006, Tom Tykwer dirige uma adaptação cinematográfica. Até então, era considerado impossível que o livro fosse traduzido para o cinema. Também serviu de inspiração para a música Scentless Apprentice, da banda Nirvana. "O Perfume" foi considerado o livro da década na Alemanha.

Publicado originalmente em seu blog, Devaneio Quotidiano.

Livros, Resenhas dos Leitores

Um comentário para “O Perfume – livro de Patrick Süskind”

  1. vandesoares says:

    não se pode deixar de livro como este. a atmosfera me lembra muito kafka.