A Bienal do Livro

A Bienal do Livro é um dos eventos mais importantes e aguardados no universo literário e que ocorre, principalmente, em capitais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas e em muitas outras. A primeira Bienal do Livro aconteceu na capital paulistana, no ano de 1970.

A ideia, que surgiu na Europa com as famosas feiras de Frankfurt, Milão e Paris, vem se espalhando pelo país. No Rio de Janeiro, a primeira Bienal do Livro ocorreu em 1983 e chega, este ano, a sua 16ª edição homenageando a Alemanha (em 2013 o Brasil será homenageado na feira de Frankfurt).

Bienal do Livro 2012

Em Minas Gerais o evento se iniciou no ano de 2008. Já no estado do Amazonas por sua vez a Bienal aconteceu no ano de 2012 pela primeira vez. A edição cearense do evento iniciou no ano de 1992 e teve em 2012 sua 10ª edição.

Diversos autores e países já foram homenageados nestes mais de 40 anos da Bienal Internacional do Livro. Autores nacionais como Machado de Assis, que teve seus livros interpretados por atores famosos, Jorge Amado, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Nelson Rodrigues, Ziraldo entre tantos outros.

Cada um dos autores nacionais homenageados foram reconhecidos por sua vasta obra literária e grande contribuição cultural nacional. Porém não foram apenas eles os homenageados. Autores como Wole Soyinka (dramaturgo Nigeriano Vencedor do prêmio Nobel de literatura no ano de 1986) também já foram homenageados. Países também já foram homenageados na Bienal (Estados Unidos, Portugal, entre outros).

Autores de grande renome internacional também se fazem presentes nas Bienais. Na Bienal do Livro 2013, do Rio de Janeiro, o evento conta com a presença de autores como Nicolas Sparks (autor de diversos romances “best-seller” como Querido John) e James C. Hunter (do best-seller de carreira e liderança O monge e o Executivo).

Além de homenagear autores e países, alguns eventos marcantes na história, como por exemplo, a semana de arte moderna de 1922, já foram homenageados. A Bienal é a máxima expressão da cultura e da literatura nacional e internacional. È um evento de grande importância para a cultura brasileira, pois permite a divulgação de novos trabalhos, além de ser uma ótima oportunidade para os leitores e escritores estarem interagindo.

Veja artigos sobre a Bienal do Livro em 2012

Veja artigos sobre a Bienal do Livro em 2013