12 Anos de Escravidão – livro de Solomon Northup



Autor: Solomon Northup
Editora: Penguin Companhia
Compre no Submarino

Livro "12 Anos de Escravidão", de Solomon NorthupO livro "12 Anos de Escravidão", de Solomon Northup, aborda os males da escravidão humana nos Estados Unidos. Este tema, que não foi exclusividade do Brasil, foi uma das grandes manchas da história da humanidade. Neste sentido, o livro relata como Solomon Northup, um homem que nasceu em Nova York e lá sempre fora livre, foi intencionalmente atraído para a cidade de Washington, no ano de  1841, com a falsa promessa de que teria  um bom emprego na cidade. Porém tudo isso não passa de aração de pessoas que querem apenas ganhar dinheiro à custa de Solomon. Ele então é  drogado, espancado e então vendido como um escravo.

Neste momento começa a sua sofrida porém corajosa saga como escravo. Solomon, mesmo nas mais inóspitas condições de vida jamais perdera sua esperança em ser livre novamente, e foi isto que lhe deu as forças necessárias para continuar. Ele passou os doze anos que seguintes de sua vida como escravo, em um cativeiro, com trabalhos forçados na grande parte do tempo. Isso aconteceu em uma fazenda de algodão na  Louisiana.

Neste tempo, no livro é relatado todas as experiências, angustias e medos de Solomon Northup, de maneira bastante realista. Após seu resgate, ele escreveu este livro que foi  excepcionalmente vívido e detalhado de todos os momentos de sua  vida como escravo. O  livro "12 Anos de Escravidão" tornou-se rapidamente um grande sucesso e e até os dias atuais reconhecido por sua visão um tanto quanto  incomum e por sua eloquência. O livro é tido  como um dos poucos retratos realmente fidedignos  da escravidão americana, PIS foi redigido por alguém bastante culto como Solomon Northup e principalmente pelo fato de ele ter vivido na pele o horror da escravidão.

Este livro se tornou um marco dos direitos humanos e na busca pela dignidade de todas as pessoas. Publicado inicialmente em 1960, 12 anos de escravidão já passou por algumas edições, mas sem jamais perder a sua essência, a maneira fiel e inteligente como Solomon retrata sua escravidão e principalmente a maneira como ele conseguiu continuar sendo um homem livre de espírito mesmo sendo aprisionado fisicamente.

Livros

Um comentário para “12 Anos de Escravidão – livro de Solomon Northup”

  1. Roberto M. Brito says:

    Obrigado. Texto bem resumido porém com notável clareza e domínio da objetividade da narração, fazendo com que o leitor fique bem inteirado da história sem perder o foco narrativo. Vou guardar o link para novas leituras.

Deixe um comentário