Sonho Grande – livro de Cristiane Correa



Autor:
Editora:
Compre no Submarino

Livro "Sonho Grande", de Cristiane CorreaO livro "Sonho Grande", de Cristiane Correa, foi baseado em três histórias de sucesso do mundo dos negócios! Alguns empresários entram no imaginário e na cultura de um povo por suas conquistas empreendedoras e acabam se tornando ícones de sucesso, onde seus conselhos são amplamente repercutidos e aplicados. No Brasil, isso não seria diferente! O trio de megaempresários em questão é composto por Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Para se ter uma ideia da grandeza que eles representam para o mundo dos negócios, somente um deles, Jorge Paulo Lemann é o homem mais rico do Brasil figurando na lista dos mais ricos do mundo, segundo a Forbes (34ª posição em março de 2014).

No início de 2013, o trio ganhou muito destaque midiático ao comprar, juntamente com o lendário investidor americano Warren Buffett, a fabricante de alimentos Heinz. Isto tudo depois de já ter arrematado outros dois grandes ícones do capitalismo dos Estados Unidos, a Budweiser e a Burger King. Tudo isto é retratado por Patrícia Correa. A grande magia do livro se resume ao fato de que as pessoas conhecem apenas o produto final, a glória e o sucesso deste trio, até então, não conheciam nada da caminhada, dos erros e acertos. Muito mais do que empresarial, o livro "Sonho Grande" é uma obra motivacional, que traz a realidade de que o sucesso ocorre de acordo com a soma de talento com muita dedicação e trabalho duro, sem atalhos ou facilidades.

A história toda tem um foco muito forte em cima de Lemman, já que foi ele que iniciou o império que os três amigos construíram juntos. Ele estudou na renomada universidade de Harvard, ainda nos anos 50 e, inicialmente, trabalhou no mercado de capitais, no qual achava que as corretoras da época (anos 60 e 70) não tinham um trabalho de fato eficiente. Neste sentido, após conseguir juntar uma boa quantia de dinheiro, Jorge Paulo Lemann criou o Banco Garantia, que seguia os padrões do famoso banco americano Goldman Sachs.

Algum tempo depois de iniciado o Banco Garantia, Marcel Telles e Beto Sicupira se juntaram a Lemman e iniciaram a construção de um dos maiores impérios do mundo. Baseando seus negócios em estratégias que eram basicamente aplicações de modelos que deram certo no exterior e sem tentar reinventar a roda, os três empresários conseguiram resultados altamente lucrativos em empresas como a Ambev e as Lojas Americanas.

Sem sombra de dúvidas o que mais chama a atenção no livro "Sonho Grande" são as passagens em que o trio negocia com o mais que lendário investidor americano Warren Buffet. Ele é um dos investidores de maior sucesso da história da economia mundial, conseguindo construir seu império em investimentos que muitos acreditavam não ser lucrativos. O livro porém deixa claro que Buffet jamais foi apenas intuitivo e que seus investimentos sempre foram baseados em estudos aprofundados do mercado e da economia, assim como Lemann, Telles e Sicupira também fazem.

Os três juntos somam uma enorme fortuna, mas que não está restrita apenas a questão financeira, já que eles criaram a fundação estudar, com o intuito de melhorar a qualificação dos profissionais que transitam dentro das melhores universidades do país. Além disso, Beto Sicupira também é o criador e idealizador da fundação Endeavor Brasil, que tem como objetivo fomentar e incentivar ao empreendedorismo no Brasil.

Tudo isso, somado a diversos sucessos e alguns fracassos (como o próprio Banco Garantia, que veio posteriormente a falir) mostram o talento e a dedicação destes três brasileiros ilustres, que com sua veia empreendedora servem de inspiração para diversas pessoas e instituições, não só no Brasil como no mundo.

Livros
Sem comentários para “Sonho Grande – livro de Cristiane Correa”

Deixe um comentário