Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

A Mulher de Preto – livro de Susan Hill

A Mulher de PretoPublicado por volta de 1983, “A Mulher de Preto” é uma assustadora história de terror escrita pela britânica Susan Hill, nele conhecemos Arthur Kipps, um advogado britânico que têm de viajar até uma rural cidadezinha na Costa Oeste da Inglaterra para acompanhar o enterro e cuidar dos bens de uma reclusa senhora que lá morava, porém ao chegar lá, Kipps é assombrado por uma estranha mulher vestida de preto.

Começando como uma narrativa em que um idoso Arthur Kipps lembra-se dos acontecimentos mais assustadores de sua vida, o velho homem relembra de quando era apenas um jovem advogado londrino que ia à negócios para a cidadezinha de Crythin Gifford, onde cuidaria dos documentos e bens de uma reclusa senhora que acabara de morrer, porém durante o enterro, Kipps vê uma mulher de aparência adoentada toda vestida de preto, pensando ser algum parente da falecida, o advogado acaba relevando a fria presença da mulher.

Ao chegar a cidade para o trabalho qual fora designado, Kipps logo é recebido com desconfiança e suspeita e demora à perceber o modo em que os moradores do local hesitam em falar tanto da recém-falecida, Sra. Alice Drablow, quanto de sua residência, uma imensa casa afastada da cidade, bem no meio do “Brejo da Enguia” como algumas o chamavam. Sem ligar para os moradores locais por acha-los apenas um bando de caipiras supersticiosos, Arthur contraria os avisos e vai até a casa, que à primeira vista parece-se com um ótimo lugar para se morar apesar da distância das rodovias mais movimentadas e da dificuldade que o pântano em volta oferece. Em meio à papéis e documentos antigos, Arthur Kipps vê a mulher de preto pela segunda vez, e então, ao mesmo tempo que investiga quem a misteriosa e aterrorizante mulher poderia ser, também tenta proteger-se da assombração e entender os motivos do espirito ser tão raivoso.

Com uma ritmo tenso e excruciante, “A Mulher de Preto” é uma ótima opção para os amantes de terror, apesar da leitura pouco fluida, extremamente detalhada e própria da época, Susan Hill consegue fazer com o leitor troque de lugar com o assustado advogado na luta por explicações lógicas para os acontecimentos claramente sobrenaturais. Com uma escrita rebuscada, porém de fácil entendimento, a obra realmente posta-se à frente do gênero na época de seu lançamento, pelo menos na Inglaterra, onde até hoje é representada por meio de apresentações teatrais com plateias cheias de pessoas que, em sua maioria, vêem Susan Hill como uma escritora brilhante.

Curiosidades

A Mulher de Preto poster

No ano de 2012, o livro “A Mulher de Preto” ganhou uma adaptação cinematográfica dirigida por  James Watkins e com roteiro de Jane Goldman. Apesar de vários fatos terem sido retirados ou adicionados, o filme teve uma critica mista, o maior fator de sucesso no filme foi a atuação do eterno bruxinho da “Saga Herry Potter“, Daniel Radcliffe como o advogado Arthur Kipps, além da participação dos atores Ciarán Hinds, Liz White, Victor McGuire e Janet McTeer.

1 comment