Alice no país das maravilhas – livro de Lewis Carroll

JPG Generico 300x250


Autor: Lewis Carrol
Editora: Cosac Naify
Compre no Submarino

Alice no País das MaravilhasPublicado em 1865 por Lewis Carroll (pseudônimo do escritor, matemático, desenhista e fotógrafo Charles Lutwidge Dodson), “Alice no País das Maravilhas” foi escrito para a garota Alice Liddell e suas irmãs, filhas de um importante magistrado inglês. Hoje o livro é tido como uma obra-prima da literatura mundial, uma fantástica história recheada de referencias filosóficas e enigmas matemáticos por entre suas páginas.

Logo no início, nos surpreendemos com a história de Alice que, ao sair para o campo com sua irmã mais velha, vê um coelho branco tirar um relógio do bolso do colete e anunciar “Estou atrasado!”. Achando o fato extraordinário ela o segue e cai em sua toca, que transporta tanto a menina quanto o leitor para o País das Maravilhas, um lugar ilógico e fantasioso cheio de criaturas falantes e loucas festas do chá em companhia do Chapeleiro Louco, da Lebre de Março e do Dormundongo além de outros personagens-chave muito conhecidos que interferem diretamente na história da menina Alice como o Gato Risonho e a Rainha de Copas.

Aclamado tanto no mundo pop quanto na literatura clássica, “Alice no País das Maravilhas” encanta o leitor com sua sutileza de nos fazer pensar em questões como “Quem sou eu?”, “Pra onde vou?” de forma filosófica e suave.

Uma curiosidade muito interessante está na criação da história: o escritor simplesmente narrou (no improviso) a história para Alice e suas irmãs durante uma viagem pelo rio Tâmisa em 1862, sendo transcrito apenas dois anos depois como presente à menina e publicado no ano seguinte. Os personagens principais foram inspirados em pessoas do convívio de Dodson e das meninas. Sua mãe autoritária deu origem a Rainha de Copas e consequentemente seu pai, o Rei, que sempre viveu a sombra dela, além de Alice e suas irmãs, o próprio autor, entre outros.

Com quase 150 anos, essa fabula ultrapassou os séculos e continua encantando a todas as crianças com uma leitura envolvente e dinâmica. O livro de Lewis Carroll ainda é uma das melhores sugestões de leitura para crianças de 0 à 99 anos.

Livros
Sem comentários para “Alice no país das maravilhas – livro de Lewis Carroll”

Deixe um comentário