Bombaim | Cidade Máxima – livro de Suketu Mehta



Autor: Suketu Mehta
Editora:
Compre no Submarino

Bombaim | Cidade MáximaO jornalista indiano Suketu Mehta mais de vinte anos depois de fixar residência com sua família em Nova York decidiu retornar a cidade que havia passado sua infância. O livro Bombaim: Cidade Máxima é o cotidiano de uma das cidades mais populosas do mundo onde o autor mergulhou no universo dos religiosos, políticos, pistoleiros, prostitutas e atores de cinema que fazem de Bombaim (também conhecida como Mumbai) um espetáculo incessante de luxo e miséria, violência e tradições.

No livro encontramos personagens tão peculiares como o homem que se veste de mulher e se torna uma das dançarinas mais disputadas de Bombaim, o policial honesto que divide autor e leitor entre a aprovação de seu serviço e o asco das torturas que promove, o rico indiano que fez a vida em Dubai e volta para Bombaim aceitando a pobreza pelo sonho de ser um herói do cinema.

O autor se inseriu no mundo indiano para dar vida as mais de quinhentas páginas do livro, sendo simpático e solidário com os problemas daqueles que ele entrevistava. Das favelas a Bollywood, descreve costumes, condições de vida, burocracias e pilantragens que para nós brasileiros é muito parecido com a nossa cultura. O relato com as impressões do próprio jornalista mostra ao leitor a diferença com o povo ocidental e essa análise profunda mostra que os extremos que ele encontra em Bombaim.

Uma leitura rica em detalhes e as diferentes situações que Suketo encontra e compartilha nessa viagem a cidade que ficou no seu passado, mas que ele nunca esqueceu.

Livros
Comentários fechados