Capitão Mouro – livro de Georges Bourdoukan



Autor: Georges Bourdoukan
Editora: Casa Amarela
Compre no Submarino Livro Capitão MouroCapitão Mouro é um livro fenomenal que mistura a história do Brasil e o talento de Georges Bourdoukan, criando um pouco de ficção em meio aos fatos históricos para contar a incrível e fascinante história do Capitão Mouro, figura que fez parte de um importante período da História Brasileira. Ao criar diálogos entre personagens da História, Bourdoukan mistura um pouco de ficção aos fatos históricos que culminaram no Quilombo dos Palmares, a fortaleza construída para defender os escravos negros que fugiam da escravidão nas fazendas de cana-de-açúcar e se juntavam ao líder Zumbi. A saga de Saifudin, o mouro náufrago resgatado por um navio mercante e trazido ao Brasil pelo judeu Ben Suleiman, é a saga multi-racial que retrata metaforicamente a formação do Brasil. Bourdoukan é jornalista e escritor, e usa seus vastos conhecimentos da história antiga e da história contemporânea para juntar os pedaços de documentos muito antigos em uma história contada em flashs sobre a presença de um muçulmano que é tirado de seu caminho para meca por um navio pirata e acaba seus dias no Brasil ensinando o Governador da Capitania de Pernanbuco a lidar com a saúde pública ao mesmo tempo em que se alia a Zumbi para construir as fortificações de Palmares, Quilombo que marcou a história da escravidão no Brasil. Capitão Mouro é um livro instigante, que suga o leitor para dentro da narrativa. É quase impossível deixá-lo de lado depois de começar a lê-lo. É uma experiência literária incomparável e ao mesmo tempo uma lição sobre a perversidão que marcou a história do Brasil, seja no aspecto econômico seja no aspecto humano. A imagem dos bandeirantes, tidos como heróis, é contada sob outro ponto de vista, mostrando que nem todos foram representantes dignos da adoração que recebem. Em alguns trechos, é preciso parar para respirar e refletir, porque é de embrulhar o estômago ler as barbáries que eram cometidas contra negros, crianças e índios, em busca de riqueza e poder numa terra sem dono. O livro também trata da Inquisição, o período negro de dominação da Igreja Católica, e da construção do patromônio da Igreja por meio do medo, da influência política e dos jogos de poder, disfarçados de cruzada religiosa contra o mal. Não é à toa que Capitão Mouro chegou a seis edições. Deveria ser leitura obrigatória nas disciplinas de história país afora para alunos de história, mostrando que além da história oficial, há muito o que se saber sobre o Brasil. Bourdoukan escreveu um livro genial, digno de uma leitura atenta e da indicação para os melhores amigos.
Livros

2 comentários para “Capitão Mouro – livro de Georges Bourdoukan”

  1. Joice Joy says:

    Li o livro em três dias em horários vagos e realmente aprendi uma história que não conhecia, nem sequer ouvi falar algum dia em toda a minha vida estudantil. Parabéns ao autor.

  2. Adriano Saraiva Pinto says:

    Li este livro lá pelo ano de 1999/2000! Na época era professor de capoeira e fiquei satisfeito de ler a verdade sobre Zumbi! Mas o que mais me chamou a atenção, foi sobre as atrocidades que a igreja católica fez com as famílias e o porque se tornaram tão ricos!!! Isso fez com que eu largasse a religião católica e fosse estudar a bíblia(livro: Conhecimento que conduz a vida eterna e hoje: o que a bíblia realmente ensina) para descobrir mentiras que havia aprendido desde de criança. Vale apena ler este livro.

Deixe um comentário