Cem anos de Solidão – livro de Gabriel García Márquez



Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Compre no Submarino

Livro Cem Anos de SolidãoO livro “Cem Anos de Solidão” é, talvez, o mais conhecido do aclamado escritor colombiano e vencedor do Nobel de literatura de 1982, Gabriel García Márquez, sendo reconhecida como uma das mais densas e ricas obras de ficção da literatura mundial. A história se passa na cidade mítica de Mocondo, onde os personagens principais são da família do fundador, José Arádio Buendia. Apesar de ser recheada de temas polêmicos como revolução, fantasmas, incesto, loucura e corrupção, Márquez consegue dar um ar muito leve e natural a leitura. Como a história se passa através das várias gerações da família Buendia, o livro se inicia com o patriarca José e a matriarca Úrsula.

O casal tem três filhos, José Arcádio, que é viril e trabalhador, Aureliano, que em contra ponto ao seu irmão era calmo (e terrivelmente introvertido) e Amanta, que era uma típica dona de casa da época. Além destes três, a família também conta com Rebecca, que fora adotada após ser abandonada pelos verdadeiros pais. Todo o livro se desenrola em função das diversas gerações dessa família, descendentes de José e Úrsula, as sete gerações seguintes são retratadas no livro. Um fato inusitado é que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, que viveu em torno de 120 anos.

Como a matriarca conseguiu acompanhar todas as gerações de sua família, ela conseguiu observar que todos os descendentes de José Arcádio possuíam as mesmas características dele, por serem fortes, trabalhadores, viris e extrovertidos. A mesma coisa aconteceu com os descendentes de Aureliano e suas características de introversão, calma, gosto pelo estudo além de parecerem viver num mundo particular.

Ficara para os descendentes de Aureliano a tarefa de desvendar os misteriosos pergaminhos do cigano Melquíades, que fora amigo de seu pai. Nestes pergaminhos está um enigma que somente será desvendado na última geração da família, quando uma das descendentes de Aureliano nasce com um rabo de porco (dali por diante a família se encerraria, pois as novas gerações nasceriam com alguma aberração). Mas este mistério só é revelado quando esta última descendente está em seu leito de morte, confirmando a maldição que Melquíades havia profetizado em seus pergaminhos.

Com um enredo bastante denso e complexo, o livro “Cem Anos de Solidão” recebeu o título de segunda obra mais importante da literatura hispânica, ficando atrás apenas do mundialmente famoso “Dom Quixote de La Mancha” (este título foi concebido no IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, realizado na Colômbia no ano de 2007). Com isso a obra de García Marques fica ainda mais gravada na memória da literatura mundial, tornando-o um dos maiores gênios do Realismo Mágico, estilo que o consagrou e o tornou ganhador do Nobel de literatura, o maior prêmio que um escritor pode receber. Com certeza este clássico vale muito a pena ser lido.

Livros
Comentários fechados