Cidades de Papel – livro de John Green



Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Compre no Submarino

livro "Cidades de Papel", de John GreenNo livro “Cidades de Papel”, de John Green, a história trata sobre Quentin, também chamado carinhosamente de Q, um garoto que está em seu último ano da escola e que é intensamente apaixonado por sua vizinha. Ela, Margo Roth Spielgelman, é a garota mais amada e disputada da escola. Quentin e Margo se conhecem desde que tinham dois anos de idade, e sempre foram muito amigos. Ainda na infância, quando ambos tinham apenas dez anos, encontram um homem morto no parque em que estavam andando de bicicleta. Margo então chegou à conclusão que “os fios dele tinham se arrebentado”, e isso fica matutando na cabeça de Q. Com o tempo, eles seguem caminhos diferentes, mas os dois voltam a lembrar daquele homem alguns anos depois.

Certa noite, Margo aparece na janela de Q o convidando para entrarem em uma aventura, e ele prontamente aceita. Os dois então invadem o Sea World e deixam três bacalhaus para alguns dos amigos de Margo, visitam então o SunTrust e depilam a sobrancelha de Chuck, entre outras peripécias. Para completar, no SunTrust, os dois conseguem enxergar quase toda a cidade de Orlando. Quando chega em casa, Q chega à conclusão que aquela foi a melhor noite de sua vida.

Para a infelicidade de Q, tudo muda repentinamente: Margo some no dia seguinte. Esta não é a primeira vez que isso acontece e, como das outras vezes, ela sempre deixa dicas para onde foi para alguma pessoa, seja em uma sopa de letrinhas ou então em um comentário anônimo na internet. Depois de alguns dias, o sumiço já começa a deixar todos preocupados, e Q então resolve investigar o destino de Margo. Em meio as suas investigações, cidades de papel e locais abandonados são uma constante.

Com um ritmo tranquilo típico de Green a história vai envolvendo o leitor. A hipótese de achar a amada de Q faz do livro uma aventura leve e ao mesmo tempo bastante envolvente. As diversas dicas levam Quentin a um grande número de locais, porém apenas um deles é o correto. Q tem certeza absoluta de onde Margo se encontra, quando vê um comentário online de um jeito que apenas ela escrevia e, mesmo que esse lugar talvez nem existisse, ele vai atrás dela acompanhado de Lacey, Ben e Radar.

Quem gosta do misto de ação, tensão e aventura, mas de uma maneira leve e envolvente não pode deixar de ler este livro que ajudou a dar a reputação de grande escritor para John Green. Mas este não é apenas mais um livro que mistura ação, aventura e romance. É um livro que nos convida a reflexão em diversos momentos e que nos faz repensar muitos conceitos e atitudes em nossa vida, como por exemplo, o erro recorrente de colocarmos certas pessoas em pedestais e não enxergarmos seus defeitos e limitações.

Nascido em Indiana (EUA), John Green se diferencia dos demais autores tradicionais. Além de ser um exímio escritor, ele mantém um Vlog na internet, transitando muito bem entre estes dois mundos, consagrando-o como um dos escritores de mais sucesso da atualidade.

Livros
Sem comentários para “Cidades de Papel – livro de John Green”

Deixe um comentário