Civilização – Niall Ferguson



Autor: Niall Ferguson
Editora: Maneta
Compre no Submarino

CivilizaçãoEscrito pelo historiador e professor universitário Niall Ferguson, “Civilização” é uma obra em que o autor expõe as ferramentas e situações que o Ocidente se utilizou para dominar o Oriente, meios, que, nos dias de hoje, são facilmente superados pelos mesmos, fazendo com que o Oriente seja a mais possível próxima grande potência.

Argumentando que o Oriente só foi conquistado pelo Ocidente enquanto as grandes navegações comerciais por conta de seis simples fatores, que seriam: competição econômica, revolução científica, ideia de direitos de propriedade, a medicina moderna, o surgimento de uma sociedade consumista e o estabelecimento de uma ética de trabalho (esta, proposta pelo filósofo Max Weber). Segundo Ferguson, esses seis pequenos detalhes foram cruciais na disputa pela ascensão e dominação do Ocidente sobre o Oriente, conduzindo paradigmas de liberdade e democracia do último pelos seus próprios, pelo menos, até o gigante tigre asiático conhecido por China acordar depois de 500 anos sob a tutela de outros, mostrando que o Oriente não está nem um pouco longe de tornar-se a maior potência mundial.

Abordando temas econômicos e históricos, o historiador Niall Ferguson reuniu na obra “Civilização” argumentos que variam entre os extremos da concordância, e apesar de seu tom confiante em meio as explicações, é perceptível o uso de velhos truques de quem está acostumado a longos discursos para acordar o leitor em meio as palavras que em alguns momentos parecem arrastar-se, mas que no fim da última linha, valem a pena.

Livros

Um comentário para “Civilização – Niall Ferguson”

  1. Fernando says:

    Um fator que não foi explorado foi o da necessidade que os dirigentes chineses tiveram de eliminar radicalmente cinquenta milhões de compatriotas. Dificil seria atingir o atual estágio com Libertdade, assim como fizeram outras nações. Aniquilem 10 ou 20 milhoes de brasileiros, esvasiando os presidios e eliminando os corruptos, dentro de 5 anos o Brasil serpa outro pais…

Deixe um comentário