Crônicas Saxônicas – O Último Reino – livro de Bernard Cornwell



Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Compre no Submarino

Cronicas Saxônicas-O Último ReinoEscrito pelo autor britânico, Bernard Cornwell, “O Último Reino” é o primeiro livro de uma série conhecida como “Crônicas Saxônicas”, que contam a saga do jovem britânico Uhtred, que após perder sua família em ataques bárbaros, é capturado e criado por vikings dinamarqueses, passando a ser um deles e crendo em suas divindades e repudiando a igreja católica.

As Cronicas Saxônicas contam a saga de Uhtred, herdeiro de Bebbanburg, castelo da Nortumbria que lhe foi tirado, durante a invasão dinamarquesa na Grã-Bretanha (então dividida em quatro reinos: Nortumbria, Ânglia Oriental, Mercia e Wessex), pois quando seu pai travou guerras com os povos viking recém-chegados, o jovem presencia a morte de seu irmão mais velho, tomando assim o lugar dele na sucessão do trono de seu pai. Porém, em meio à batalha onde vê seu pai morrer, Uhtred é capturado pelos dinamarqueses e levado para junto deles.

Com o passar do tempo, o rapaz cresce aprendendo a ser um viking, sendo reconhecido por seus serviços e sendo acolhido pelo povo, ganhando uma nova família e uma nova figura de paterna: Ragnar, O Intrépido. Vivendo entre eles e não sendo prisioneiro, como muitos pensam, Uhtred ganha o o nome de Uhtred Ragnarson e aprende a ser um guerreiro tipicamente dinamarquês, cheio de coragem e orgulho, menosprezando suas raízes britânicas e adotando a cultura e religião nórdicas.

Ao longo da juventude, o personagem vê-se dividido entre o amor pelos dinamarqueses, que rapidamente trucidam os fragmentados reinos saxões, e o senso de dever para com seu próprio povo. Porém, essa lealdade dividida torna-se ainda mais acentuada quando Uhtred faz um juramento a Alfredo, rei de Wessex, a quem odeia, mas a quem deve tudo o que tem na vida.

Uma ficção histórica escrita por um excelente autor, “Crônicas Saxônicas – O Último Reino” já começa em tom de guerra e morte, mas ao longo da trama mostra-se capaz de manusear romance e humor entre toda a ação que proporciona. Uma ótima recomendação para aqueles que gostam do estilo ou da temática.

Livros

Um comentário para “Crônicas Saxônicas – O Último Reino – livro de Bernard Cornwell”

  1. Vagner Stefanello says:

    Comprei a coleção do Bernard Cornwell há pouco tempo e estou louco para ler. Só de ver as capas já me deu vontade.
    Espero que eu goste.

Deixe um comentário