Marighella: O Guerreiro que Incendiou o Mundo – Mário Magalhães



Autor: Mário Magalhães
Editora: Companhia das Letras
Compre no Submarino

MarighellaBiografia da vida do militante brasileiro Carlos Marighella, "Marighella:O Guerreiro que Incendiou o Mundo", do premiado ex-jornalista do Folha de São Paulo, Mário Magalhães, é o resultado de dezenove meses de pesquisas sobre um dos maiores nomes militantes durante a época da ditadura militar brasileira.

Nascido na Bahia, filho de um italiano com uma filha de escravos, Carlos Marighella entrou ainda jovem no mundo politico, integrando-se como militante do PCB durante os anos de faculdade, foi preso em 1932 por conta de seus poemas revolucionários que criticavam o governo, e apesar de ser solto na época, foi preso e torturado outras muitas vezes durante a Era Vargas, sendo livro apenas após a anunciação da anistia.

Conhecido como uma figura cativante, consegue eleger-se deputado federal pelo PCB em 1946, mas perde o cargo dois anos depois por problemas dentro do partido e começa a agir clandestinamente em diversos partidos. Depois do golpe militar, Marighella é visto como um alvo perigoso e é caçado pelo DOPS, mas é libertado pela lei, no mesmo ano ele renuncia ao PCB e continua a publicar seus textos críticos ao governo. Em 1968, Carlos fundo o grupo armado Ação Libertadora Nacional, famosa por participar do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick. Após este episódio, o governo dá inicio á um plano para executar Marighella, o que acontece de fato após uma emboscada envolvendo traidores do partido, religiosos e militantes.

Livros
Comentários fechados