Moby Dick – livro de Herman Melvilles



Autor: Herman Melville
Editora: Cosac-Naify
Compre no Submarino

Moby DickEscrito pelo norte-americano Herman Melville e publicado por volta de 1851, "Moby Dick" é um livro considerado uma das maiores obras da língua inglesa, sendo muito respeitado no mundo literário, nele encontramos a história de Ismael, um jovem e experiente marinheiro que decide se aventurar em um barco baleeiro comandado pelo Capitão Ahab, mas o que Ismael não sabe é que o Capitão tem a intenção de procurar e matar a baleia Moby Dick, uma grande baleia branca que é famosa por afundar barcos e que também lhe arrancou a perna anos antes.

 

O livro começa com a conhecida frase "Chamai-me Ismael", e trás a nós este jovem marinheiro que, cansado da marinha mercante com que trabalhava, se aventura até uma região fria conhecida pela pesca para juntar-se há um barco baleeiro. Chegando na vila, se hóspeda na estalagem 'O Espiráculo', onde conhece o polinésio Queequeg, e se tornam amigos, logo no outro dia, os dois se apresentam para juntarem-se a tripulação do navio baleeiro 'The Pequod', comandado pelo aleijado e ranzinza Capitão Ahab.

 

Em mar, a tripulação se vê excitada com a caça, porém, Ahab só possui um grande objetivo: Caçar a grande cachalote albina Moby Dick e matá-la por vingança, já que anos antes, a baleia destruíra seu barco e arrancara sua perna. Durante a viagem até o local onde Moby Dick costuma ser avistada, vários personagens são introduzidos a trama, assim como Ismael faz diversas reflexões e metáforas sobre a vida em alto-mar e sobre a grande baleia.

 

Quando enfim se deparam com a gigante branca, uma grande luta entre os arpões e Moby Dick, que resulta na destruição dos barcos e na morte de muitos homens, porém, mesmo com as infinitas baixas, Ahab vai ao encontro da baleia apesar das súplicas de seus subordinados, e é morto por um arpão que estava preso no animal. Depois de Moby Dick ir embora, apenas Ismael sobrevive.

 

Um dos maiores livros da literatura inglesa, "Moby Dick" não teve sucesso quando foi publicada, apenas anos depois que a obra tornou-se um sucesso popular e Herman Velmell foi premiado pela sua contribuição a literatura. Ainda hoje, "Moby Dick" é uma leitura exigida pelas escolas nos EUA e aparece muito na cultura pop, sendo que desenhos, filmes e referências são muito usadas com p título.

Moby Dick em Outras Mídias

  • Sendo um clássico da literatura, "Moby Dick" já teve nove adaptações cinematográficas diferentes, feitas entre 1930 e 2011.
  • Em 1967, o estúdio de animação Hanna-Barbera produziu um desenho animado de nome ""Moby Dick", no qual o personagem principal é a baleia branca, o programa durou até 1969.
  • O livro "Moby Dick" também já foi encenado no teatro várias vezes, algumas dessa como um musical.
  • Na televisão, programas como "Tom e Jerry", "Mr.Magoo", "Futurama", "Padrinhos Mágicos", "Os Simpsons", "Beetlejuice" e "Hokugei" já mencionaram ou mostraram a baleia "Moby Dick".
  • O livro "Moby Dick" já foi adaptado para os quadrinhos.

 

Livros
Sem comentários para “Moby Dick – livro de Herman Melvilles”

Deixe um comentário