O Menino do Pijama Listrado – livro de John Boyne



Autor: John Boyne
Editora: Cia. das Letras
Compre no Submarino

O Menino do Pijama ListradoA mistura entre inocência infantil e holocausto parece impossível, porém, John Boyne, um novelista irlandês conseguiu a proeza de juntar estes dois elementos tão antagônicos em um romance que, ao mesmo tempo, pode ser doce e trágico. Publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras, “O Menino Do Pijama Listrado” mostras como as crianças não diferenciam as pessoas por fatores externos, apenas pelo eu em si.

Na história, somos apresentados a Bruno, um garoto de oito anos que mora  na Berlim da 2ª Guerra Mundial e precisa mudar-se para Auschwitz por causa do trabalho de seu pai, que é comandante da SS. Chegando ao novo lar, o garoto logo se entedia e sai para explorar, encontrando Shmuel, um garoto de pijamas listrados da mesma idade que ele que e mora do outro lado de uma longa grade atrás da casa de Bruno, que alheio aos acontecimentos, não sabe que Shmuel está em um campo de concentração como prisioneiro por ser judeu.

Ao desenrolar da trama nos deparamos com a inocência dos garotos que, apesar dos acontecimentos, constroem uma amizade pura e verdadeira, mesmo com os alertas de seus pais para não sair de casa, Bruno vai ao encontro de Shmuel todos os dias para brincar e aos poucos se horroriza com os tratamento que os judeus sofrem e de como homens como seu pai (Oficiais da SS) são cruéis.

Mesmo tendo como fundo as atrocidades cometidas na 2ª G.M., “O Menino do Pijama Listrado” mostra-se uma obra exuberante, tratando de temas pesados com leveza e sutilidade, retratando o mundo através de olhos infantis, que buscam o que há de melhor nas coisas, não se importando com diferenças de raça, sexo ou religião, ligando apenas para a essência interior das pessoas e nada mais.

Curiosidades:

John Boyne escreveu o manuscrito de “O Menino do Pijama Listrado” em apenas dois dias e meio, sem dormir adequadamente até terminá-lo.

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 2008 sob a direção de Mark Herman.

Trailer Legendado do filme "O Menino do Pijama Listrado"

Livros

Um comentário para “O Menino do Pijama Listrado – livro de John Boyne”

  1. jose luiz ferreira says:

    ja li olivro e asisti o filme me emocionei muito e rrecomendo leia o livro e sinta na pele o que foi a aguerra

Deixe um comentário