O Ponto de Desequilíbrio – livro de Malcolm Gladwell



Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Rocco
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Ponto de DesequilibrioMalcolm Gladwell é um jornalista britânico, colunista da revista New Yorker e também autor do livro "Blink: A Decisão Num Piscar de Olhos", que li em outubro de 2007. O sujeito cobra 40 mil dólares por uma palestra, e seus livros venderam tanto que ele quase se tornou um pop star.

Em "O Ponto de Desequilíbrio" Gladwell procura analisar de que forma acontecem as grandes mudanças na sociedade e porque normalmente acontecem de forma repentina e epidêmica, sem razão aparente. Primeiramente, ele explica sua teoria sobre 3 tipos de personalidades, que compõem a regra dos eleitos: os Comunicadores, os Experts e os Vendedores. A partir destes 3 tipos de personalidades, Gladwell desenvolve seu raciocínio sobre como pessoas-chave influenciam fenômenos de popularidade.

Depois apresenta o fator de fixação, que é capacidade de fazer uma determinada mensagem ser inconfundível e se fixar. Por fim, aborda o poder do contexto, uma visão objetiva sobre como o ambiente afeta o comportamento humano e os acontecimentos. Antes de fazer alguns estudos de caso, o autor aborda a regra dos 150, um ponto de vista intrigante sobre o tamanho das comunidades humanas e a influência que o número de membros exerce sobre a unidade da comunidade.

O livro demora um pouco a tomar ritmo, as primeiras páginas não são claras sobre a idéia do livro, mas depois pega ritmo e envolve o leitor numa atmosfera de curiosidade que prende ao livro, fazendo com que se queira chegar ao próximo capítulo logo. Gladwell é claro sobre seus pontos de vista e retoma raciocínios anteriores com frequência, costurando os capítulos anteriores e mostrando coerência de raciocínio e uma lógica clara, que é o que faz este livro ser tão interessante.

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