Livros Online, resumos e tudo sobre o mundo do livro

O Signo dos Quatro – livro de Arthur Conan Doyle

O-Signo-Dos-QuatroSegundo romance do escritor britânico Arthur Conan Doyle, “O Signo dos Quatro” trás também a segunda aparição do brilhante detetive Sherlock Holmes e de seu amigo e ajudante Dr. Watson, que neste romance investigam misteriosas entregas que são endereçadas para a Srta. Mary Morstan uma vez ao ano desde o desaparecimento de seu pai, a moça pede a ajuda do detetive para descobrir quem é a pessoa que manda os presentes.

Tudo começa quando Mary Morstan, uma elegante e agradável jovem londrina, procura o renomado detetive Sherlock Holmes para que o mesmo resolva um mistério. Segundo a moça, seu pai era soldado e vivia sob o regimento indiano, fazendo com que os dois tivessem pouco contato, porém um dia seu pai mandou-lhe uma carta avisando que estaria em Londres e queria encontra-la, mas chegando ao lugar marcado a jovem não o vê em lugar algum e assim sucessivamente por 10 anos. Mas a moça também diz à Holmes que depois de quatro anos do desaparecimento do pai, ela vem recebendo pérolas de muito valor sem ao menos saber quem é o remetente, apenas as recebe à seis anos, e naquele ano além da pérola a moça também recebeu um convite para encontrar-se com o misterioso admirador.

Desconfiada de toda a história e com certo medo, a Srta. Morstan contrata Holmes para solucionar o desaparecimento de seu pai e também para descobrir quem é a pessoa que envia-lhe as pérolas de valor inestimavel. Ao acompanhar a moça até o local onde ela encontraria o homem que lhe enviava as jóias, o trio conhece Thaddeus Sholto, um indiano de aparência estranha que conta que o pai da jovem havia morrido do coração, ele explica que quando na India, o pai de Mary e mais alguns homens roubaram um grande tesouro, porém ele foi traído pelos outros, que eram muito gananciosos e que o pai de Thaddeus, agora velho e doente, disse que seu irmão estava com a parte do tesouro que pertencia a ela por direito e que eles deverião ir busca-la, porém ao chegar lá eles encontram o homem assassinado e Holmes aceita de bom grado o desafio que lhe é feito: achar o assassino, o tesouro e descobrir o porquê de toda situação.

Fazendo justiça à fama que têm, “O Signo dos Quatro” é considerado um dos melhores livros de Arthur Conan Doyle, pois durante o romance o autor dá uma faceta mais humana tanto de Holmes quanto de Watson, explorando as qualidades e defeitos humanos dos personagens, por exemplo: a atração de Watson pela Srta. Morstan, o vicio ocasional de Holmes por cocaina e a aversão do mesmo à relacionamentos amorosos por achar que eles prjudicariam seu raciocinio, mostrando sua insegurança quanto à própria dedução. Uma grande obra-prima dos romances-policiais, “O Signo dos Quatro” é uma leitura muito indicada para quem gosta do genero, prometendo uma leitura agradavel e envolvente.

1 comment