Holocausto Brasileiro – Livro de Daniela Arbex



Autor:
Editora: Daniela Arbex
Compre no Submarino

Livro Holocausto Brasileiro: "Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes no Maior Hospício do Brasil", de Daniela Arbex"Ó, vós que entrais, abandonai toda esperança." (Dante Alighiere, 1265-1321). Essa poderia ser a inscrição no portão do Hospital Colônia, em Barbacena. O livro “Holocausto Brasileiro”, da repórter Daniela Arbex, denuncia as atrocidades que foram cometidas durante 5 décadas nesse inferno com roupagem hospitalar, a anuência das autoridades, médicos e funcionários e a omissão da população. Mesmo com denúncias em revistas, jornais e documentários, todas essas atrocidades continuaram acontecendo e, assim que as notícias esfriavam, o massacre e a barbárie recomeçavam. Nesse período, o Hospital Colônia foi um depósito de pessoas consideradas "inaptas" a viverem em sociedade: epilépticos, alcoólatras, mães solteiras, homossexuais, pessoas com depressão, tímidos e indigentes. Os pacientes passavam fome, frio e eram tratados com loucos, violados, estuprados e mortos. Os corpos eram vendidos para as faculdades de medicina, criando um macabro e lucrativo comércio.

O livro não segue uma ordem cronológica. Conta um pouco sobre a criação do hospital, a história da psiquiatria brasileira, relatos e denúncias de pessoas que presenciaram os abusos, histórias de pacientes que lá viveram e morreram e também como vivem hoje os ex-pacientes.

“Daniela Arbex é uma das jornalistas do Brasil mais premiadas de sua geração. Repórter especial do jornal Tribuna de Minas há 18 anos, tem no currículo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais.”

A autora mergulha fundo no universo do hospital fazendo uma pesquisa detalhada e entrevistando pessoas que muito contribuíram para o livro. Embora pequeno, não é uma leitura fácil. Escancara uma realidade ainda recente e difícil de conceber, deixando o leitor emocionado, revoltado e perplexo, com grandes questões: como a justiça não interveio numa situação que foi várias vezes denunciada, inclusive pela imprensa? Como isso pôde acontecer sem que nada fosse feito para impedir?

Assista à entrevista da autora à Fernando Gabeira, na Globo News

Enviado por Denise Borges de Medeiros Cardoso

Livros, Resenhas dos Leitores
Sem comentários para “Holocausto Brasileiro – Livro de Daniela Arbex”

Deixe um comentário