O Amor nos Tempos do Cólera – livro de Gabriel García Márquez



Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Compre no Submarino

Livro "Amor nos Tempos do Cólera", de Gabriel García Márquez“O Amor nos Tempos do Cólera”, livro do renomado escritor Gabriel García Márquez, foi publicado pela primeira vez no ano de 1985 e retrata a história de um casal que durante muito tempo se corresponde por telégrafo, que por sinal, foi a maneira pela qual estes se conheceram. O livro se inicia com o casal, já de idosos, Fermina Daza e Juvenal Urbino sendo apresentados. Logo de início se descobre que outro personagem, Florentino Ariza, nutre um amor que já dura mais de 50 anos por Fermina, que jurou amor eterno e que iria esperá-la por toda a sua vida (ou pelo menos até a morte de seu marido, Juvenal).

Florentino conheceu Fermina quando ele ainda tinha 19 anos e ela 15. Este amor durou três anos de correspondências repletas de juras de amor. Ele era empregado dos correios e não possuía maiores atrativos financeiros ou mesmo físicos. Encontraram-se pela primeira vez na entrega de outra carta, quando ocorre a cobrança da resposta à anterior, já que ela acabava de voltar de uma viagem que o pai a obrigou a fazer na esperança de afastar a filha dele. Neste momento ela percebe que estivera enganada quanto ao homem que sonhou, depois de tantas juras e trocas de correspondências, mas ainda sim ele jurou que seu amor seria eterno.

Florentino repensou e ponderou sua decisão anterior, porém não abriu mão de seu amor. Desiludida, Fermina casa-se com Doutor Juvenal Urbino, que era um homem conhecido por sua linhagem e fortuna, causando desespero em Ariza. Ele então decide que vai esperar pela morte do companheiro de sua amada com paciência. Neste meio tempo, entrega-se a amores ocasionais para acalmar o sentimento que leva em seu coração.

Ele persegue este sentimento de maneira esperançosa por mais de 50 anos, até que chega o dia em que o rival morre. Ele então reafirma seu amor a Fermina (já na primeira noite de sua viuvez). Após todos este anos, eles podem enfim viver este amor, o que de fato vem a acontecer, mas não da maneira que sonharam e desejaram, principalmente por parte de Ariza. Isto não quer dizer que ele a deixou de amar, mas apenas que deixou de ser platônico para dar lugar a um sentimento maduro e coerente com a realidade.

Toda a história contada no livro “O Amor nos Tempos do Cólera” conta com um realismo impressionante, característica bastante marcante nas obras de García Márquez e que nesta, foca em assuntos como amor, envelhecimento e a morte. Este é basicamente os temas tratados no enredo que se desenrola no decorrer do livro, e que mostra as relações amorosas dos personagens ao longo de todas as suas vidas e conforme o tempo vai passando e vão envelhecendo, chegam mais perto da morte ou mesmo encontrando-se com ela.

Para quem busca um livro repleto de realismo e com excelentes pitadas de romance, este é um dos mais indicados, tanto que no ano de 2009 virou um filme, pelas mãos do diretor Mike Newell. Sem sombra de dúvidas, “O Amor nos Tempos do Cólera” é um dos melhores livros de Gabriel García Márquez.

Livros

Um comentário para “O Amor nos Tempos do Cólera – livro de Gabriel García Márquez”

Deixe um comentário