William Shakespeare | Frases, vida e obra do escritor



Wiliam ShakespeareSer ou não ser? Eis a questão! Esta talvez seja uma das frases de William Shakespeare mais conhecidas da história da humanidade. O autor nasceu no dia 23 de abril de 1564, na cidadezinha inglesa de Stratford-Avon e, ali mesmo nessa cidade, inicia seus estudos e já demonstra um grande interesse por escrever e pela literatura. Casou-se com Anne Hathaway com apenas 18 anos, e teve três filhos com ela.

Em 1591, Shakespeare vai morar na cidade de Londres, buscando oportunidades maiores na área cultural. Nesta época começa a escrever sua primeira peça, intitulada Comédia dos Erros. Iniciou a escrita da peça no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Este período foi de grande produção para ele, que escreveu mais de 150 sonetos. Seus sonetos tema até hoje o título de alguns dos mais belos de todos os tempos, mas foi na dramaturgia que ele ganhou maior destaque.

Em 1594, William Shakespeare entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto econômico e histórico favoreceu muito o desenvolvimento cultural e artístico, pois a país vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, que ficou conhecido como teatro elisabetano, foi de suma importância. Shakespeare escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que forma e são muito marcantes até os dias de hoje, em todo o contexto teatral.

Sua obra, muito vasta e rica (pois Shakespeare produziu durante toda a vida) fez e continua fazendo muito sucesso até os dias atuais, pois elas retratam diversos temas que são comuns a quase todos os seres humanos, independentemente da época em que viveram. Temas recorrentes na obra shakesperiana como amor, relacionamentos afetivos e sentimentos, além das questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são os mais debatidos e comuns nas obras shakespearianas. Em 1616, ele vem a falecer, sem causa identificada pelos historiadores.

Os toques de comédia são muito presentes em suas obras, temos a “Comédia dos Erros” (a primeira), “Os Dois Fidalgos de Verona”, “Noite de Reis”, “Medida por Medida”, “Sonho de Uma Noite de Verão”, “Megera Domada”, entre outras. Já nas tragédias, o estilo que mais consagrou Shakespeare, temos “Timon de Atenas”, “O Rei Lear”, as mundialmente conhecidas “Hamlet”, “Macbeth”, “Otelo” e a obra mais famosa de sua carreira: “Romeu e Julieta”.

Frases de Shakespeare

William Shakespeare, como não poderia deixar de ser, também ficou bastante famoso por ser autor de diversas frases e pensamentos que até hoje são citados. Pensamentos estes que ilustram um pouco de sua genialidade, como por exemplo, É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada. Sem sombra de dúvidas Shakespeare foi um dos maiores expoentes intelectuais da história da humanidade, que conseguiu unir um eruditismo muito avançado com uma enorme sensibilidade e amor pela raça humana, e como diria ele em uma das mais famosas frases de Shakespeare: “Pobre é o amor que se pode medir!”.

Autores
Comentários fechados