Drácula – livro de Bram Stoker



Autor: Bram Stoker
Editora: Planeta
Compre no Submarino

DráculaUm dos maiores romances góticos a tratar do folclore europeu, o livro "Drácula" foi escrito pelo autor irlandês Abraham Stoker (mais conhecido como Bram Stoker). O livro foi publicado em 1897, época qual a literatura presenciava o brilhantismo de 'Sherlock Holmes' e a criatividade de Julio Verne, este romance de horror foi muito comparado com a obra 'Frankenstein', mas era drástica a diferença entre ambos mesmo que compartilhassem os gêneros.

Narrado através de cartas, diários e livros de bordo, 'Drácula' se passa na região da Transilvânia,  na Hungria, local qual o jovem advogado Jonathan Harker se dirige para coordenar uma transação imobiliária entre seu chefe e o Conde Drácula, um rico homem que vive em um castelo afastado na região dos Cárpatos. Ao chegar ao imponente e sombrio castelo, Conde Drácula se mostra um homem gentil e educado, mas que torna Jonathan em uma espécie de convidado-prisioneiro em seu castelo, que ao tentar achar uma saída do lugar, acaba por presenciar os peculiares hábitos noturnos do Conde,que decide manter-lo vivo até que sua situação legal esteja resolvida, e depois que Drácula parte para Londres, deixando Harker aprisionado por três figuras femininas vampirescas, o homem consegue escapar para Budapeste e encontrar-se com sua noiva, Mina Murray.

Quando Conde Drácula chega na Inglaterra, numerosas mortes sob circunstancias misteriosas são relatadas, entre elas a de uma grande amiga de Mina Murray, a jovem Lucy Westenra, que após receber três pedidos de casamento, é acometida por uma estranha doença que a faz pálida, sensível á luz e cria duas profundas incisões em seu pescoço, deixando seus pretendentes preocupados o bastante para chamar o médico Abraham Van Helsing, que percebe o que a condição da moça quer dizer, mas com medo de poder estar errado, tenta investigar suas suspeitas primeiro. Alguns dias depois, Lucy e sua mãe são atacadas por um grande e indescritível animal, este mata Lucy e por consequência sua mãe por conta de uma parada cardíaca , após o enterro, crianças locais relatam que estavam sendo perseguidas por uma dama cuja a descrição se assemelha muito com a de Lucy. Tendo certeza de suas desconfianças, Van Helsing e os três ex-pretendentes de Lucy cravam uma estaca em seu eu-vampiro e lhe cortam a cabeça para que ela possa descansar em paz, o que eles não contavam, era que Conde Drácula possui uma nova vitima em vista,  a agora esposa de Jonathan Harker, Mina.

Uma obra considerada por muitos a maior referencia quando se trata sobre vampiros, "Drácula" também possui seus méritos por tornar-se um famoso romance popular em sua época, ganhando intelectuais e críticos de literatura, ele também recebeu diversas adaptações para o cinema, sendo as mais famosas: Nosferatu e Dracula de Bram Stoker.

Livros

2 comentários para “Drácula – livro de Bram Stoker”

  1. Paulo Eduardo Olinger says:

    Estou encantado por ter acessado este site: Leia Livro.
    Os livros nos trazem muitas gratificações, nos permitem viajar pelo mundo sem sair do lugar. Parabéns !!!

    Atenciosamente,

    Paulo Eduardo Olinger

  2. Isabella Oliveira Santos says:

    Eu amo esse livro , nossa parabéns ao escritor