Meu pé de Laranja Lima – livro de José Mauro Vasconcellos



Autor: José Mauro Vasconcellos
Editora: Melhoramentos
Compre no Submarino

Livro "Meu Pé de Laranja Lima"O livro “Meu pé de Laranja Lima” é um dos romances infanto-juvenis mais conhecidos do Brasil. Escrito por José Mauro de Vasconcellos, foi publicado em 1968 e traduzido para mais de 52 línguas em 19 países diferentes. O livro conta a história de um menino de cinco anos, de a uma família muito pobre e bastante numerosa, chamado Zezé. Ele tinha muitos irmãos e sua mãe trabalhava numa fábrica. Já o pai estava desempregado, o que gerava muitas dificuldades econômicas. Quem tomava conta dos irmãos eram as irmãs mais velhas. Zezé por sua vez, tomava conta do seu irmãozinho mais novo, chamado Luís, a quem Zezé chama carinhosamente de “Rei Luís”.

Zezé era um menino bastante interessado por tudo o que acontecia ao seu redor, adorava saber e aprender diversas coisas novas, inclusive o significado de palavras difíceis (ensinadas pelo seu tio Edmundo). Porém, passava grande parte de seu tempo a fazer traquinagens pela rua. Gostava muito de pregar peças nos outros e por diversas vezes acabava sendo castigado e repreendido, pelos pais ou pelos irmãos. Todos estes falavam o tempo todo que Zezé era um mau menino, que gostava de fazer maldades.

Todos estes fatores aliados ao fato de Zezé não passar muito tempo com a mãe, já que esta ela trabalhava muito para sustentar a casa, faziam com que ele, diversas vezes, não recebesse em casa o carinho e a ternura que qualquer criança precisa e procura. A única que o tratava de maneira amorosa era sua irmã Glória, que carinhosamente era chamada de "Godóia" por Zezé.

Em certo momento, a família toda muda de casa. Nesta nova casa Zezé encontra no quintal de sua nova morada um pequeno pé de laranja lima.  De início a idéia de ter uma árvore pequena em casa não lhe agrada muito. Porém à medida que a convivência com a pequena árvore cresce e ele começa desabafar com ela, Zezé repara que ela é capaz de responder. O pé de laranja lima passa a se torna o seu melhor amigo e confidente!

Com a árvore, Zezé encontra alguém que lhe da todo o carinho que ele não recebia em casa de seu pai e irmãos. Zezé também tem durante a história um grande amigo, Manuel Valadares (um português). A amizade deles começa de uma forma conturbada, mas aos poucos Zezé conquista a simpatia de Manuel. Com seu jeito simples, sincero e espontâneo. Um sentimento forte de amizade e carinho cresce entre os dois, sendo que o português acaba por representar uma figura paterna para Zezé, deixando qualquer leitor emocionado com a simplicidade e pureza dos pensamentos e atitudes de Zezé.

O livro “Meu pé de Laranja Lima”, com certeza, irá emocionar quem o ler. Uma história repleta de sentimentos, alegrias, frustrações e muito amor dão a idéia de como é importante valorizar os sentimentos e emoções das crianças.

Livros

Um comentário para “Meu pé de Laranja Lima – livro de José Mauro Vasconcellos”

  1. João Paulo Deuner says:

    Eu já li o livro, e também vi a novela, o Meu Pé de Laranja Lima é mesmo muito emocionante e fora de série.